Para a promoção de uma educação pública de qualidade é preponderante uma formação holística dos graduandos, assim como a necessidade de promoção de uma formação continuada para os profissionais já graduados. Desse modo, encontramos no tripé ensino, pesquisa e extensão, a oportunidade de desenvolver atividades e diálogos que conduzam os profissionais formados e em formação a uma prática docente que vise a integração social, educacional e cultural dos sujeitos na educação básica. Assim, é a partir da experiência no Projeto de Extensão DIÁLOGOS NAS CIÊNCIAS HUMANAS: UM ENCONTRO ENTRE GEOGRAFIA, LITERATURA, CINEMA, FOTOGRAFIA E MÚSICA, desenvolvido na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campus III, no município de Guarabira, que surge este trabalho. O referido Projeto busca, inter e multidisciplinarmente, envolver os discentes dos cinco cursos de graduação do Centro de Humanidades, assim como profissionais que fazem parte da comunidade, a partir de debates que fortaleçam a democracia e reforcem os objetivos das ODS, com a participação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Assim, o objetivo deste artigo é refletir acerca de uma das atividades desenvolvidas no projeto, a qual envolve a exibição da palestra “O perigo de uma história única” e a leitura e discussão do conto “No seu pescoço”, ambos da escritora nigeriana Chimamanda Ngzi Adichie. O alvo do debate é envolver os extensionistas em uma prática que enfoque a igualdade de gêneros, a partir da qual guiará ponderações acerca da erradicação da pobreza, promoção de uma educação de qualidade e justiça social. Para tanto, lançaremos mão de uma metodologia de cunho qualitativo, de natureza bibliográfica e documental (GIL, 2002) para a tessitura deste trabalho. Logo, observamos, como possíveis resultados, que não alcançaremos uma sociedade igualitária ser a relação gênero, classe social e raça continuarem sendo utilizadas como ferramentas de opressão social.