SILVA, Edvânea et al.. Ler e "escrever" para (se) conhecer. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/100616>. Acesso em: 22/11/2024 21:30
Essa pesquisa buscou investigar como a leitura e a escrita, ao serem experienciadas de forma prazerosa e reflexiva, podem ser instrumentos que possibilitam o protagonismo dos alunos em sala de aula, de modo que eles possam conhecer a si mesmos e ao mundo de forma crítica e libertadora. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em vários artigos acerca dessas questões, textos esses fundamentais para a análise do objeto de estudo desta pesquisa, a saber, as produções de alunas e alunos do quinto período dos cursos técnicos integrados em Edificações e Saneamento, publicadas nas salas virtuais do Google Classroom no semestre de 2021.1, durante a pandemia da COVID-19. As produções verbais e verbo-visuais foram anali-sadas a partir, principalmente, dos movimentos de constatação, cotejo e transformação. Nelas, foi possível observar não só o posicionamento crítico das alunas e alunos autores que, longe de uma postura passiva, refletiram sobre o momento pandêmico, leram e escreveram (e passaram a conhecer) sobre si e, não menos relevante, sobre o outro. No que se refere aos resultados dessa pesquisa, tal conhecimento pôde ser alcançado por meio da leitura e da escrita que ocuparam papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos, cujas reflexões com/sobre esses instrumentos se deram de forma crítica e dialógica.