Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO LÚDICO: O JOGO COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98114
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4599
    "inscrito_id" => 18788
    "titulo" => "ENSINO LÚDICO: O JOGO COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Ensinar é algo complexo e que demanda esforço do professor, este constantemente buscando novas alternativas de ensino que consigam prender a atenção do aluno, assim ocorrendo o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, dentre as várias formas de ensinar, da mais tradicional à moderna (com uso de tecnologias), cabe salientar a metodologia ativa, esta sendo um alicerce para o docente, bem como um incentivo para o aluno, havendo assim a aprendizagem ativa, onde há participação direta do aluno na construção do conhecimento. Com isso, o referente trabalho vai salientar o Jogo “Bamboleando a Geografia” como método eficaz para o ensino de Geografia, intermediando o divertir-se e o estudar, no jogo foi usando bambolês e vária perguntas sobre o conteúdo, realizando uma espécie de campo minado, onde cada bambolê sem a “bomba” seria uma pergunta respondida, sendo este aplicado em uma turma de nono ano. Durante algumas décadas, a ludicidade na educação foi questionada e vista como “perda de tempo”, o que reforçava a superioridade do professor sobre os alunos, contudo, atualmente, vários docentes buscam métodos variados para lesionar as aulas, levando músicas, teatro e jogos, a exemplo do tratado no trabalho, para a sala de aula, e com isso observando uma maior aprendizagem. Baseando-se nisso, o referido trabalho contou com as contribuições de Sawczuk e Moura (2012), Oliveira (2018), Moraes e Castellar (2018) e Carleto (2000). Por conseguinte, o método de aprendizagem baseado na aplicação do jogo proporcionou a construção de conhecimento, bem como a interação dos alunos, com isso constatou-se a eficiência positiva dessa forma lúdica de ensino na disciplina de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18788_TB4599_04102023105015.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DE LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LIMA"
    "autor_email" => "jl822412@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98114
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4599
    "inscrito_id" => 18788
    "titulo" => "ENSINO LÚDICO: O JOGO COMO MÉTODO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Ensinar é algo complexo e que demanda esforço do professor, este constantemente buscando novas alternativas de ensino que consigam prender a atenção do aluno, assim ocorrendo o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, dentre as várias formas de ensinar, da mais tradicional à moderna (com uso de tecnologias), cabe salientar a metodologia ativa, esta sendo um alicerce para o docente, bem como um incentivo para o aluno, havendo assim a aprendizagem ativa, onde há participação direta do aluno na construção do conhecimento. Com isso, o referente trabalho vai salientar o Jogo “Bamboleando a Geografia” como método eficaz para o ensino de Geografia, intermediando o divertir-se e o estudar, no jogo foi usando bambolês e vária perguntas sobre o conteúdo, realizando uma espécie de campo minado, onde cada bambolê sem a “bomba” seria uma pergunta respondida, sendo este aplicado em uma turma de nono ano. Durante algumas décadas, a ludicidade na educação foi questionada e vista como “perda de tempo”, o que reforçava a superioridade do professor sobre os alunos, contudo, atualmente, vários docentes buscam métodos variados para lesionar as aulas, levando músicas, teatro e jogos, a exemplo do tratado no trabalho, para a sala de aula, e com isso observando uma maior aprendizagem. Baseando-se nisso, o referido trabalho contou com as contribuições de Sawczuk e Moura (2012), Oliveira (2018), Moraes e Castellar (2018) e Carleto (2000). Por conseguinte, o método de aprendizagem baseado na aplicação do jogo proporcionou a construção de conhecimento, bem como a interação dos alunos, com isso constatou-se a eficiência positiva dessa forma lúdica de ensino na disciplina de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18788_TB4599_04102023105015.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DE LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA LIMA"
    "autor_email" => "jl822412@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Ensinar é algo complexo e que demanda esforço do professor, este constantemente buscando novas alternativas de ensino que consigam prender a atenção do aluno, assim ocorrendo o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, dentre as várias formas de ensinar, da mais tradicional à moderna (com uso de tecnologias), cabe salientar a metodologia ativa, esta sendo um alicerce para o docente, bem como um incentivo para o aluno, havendo assim a aprendizagem ativa, onde há participação direta do aluno na construção do conhecimento. Com isso, o referente trabalho vai salientar o Jogo “Bamboleando a Geografia” como método eficaz para o ensino de Geografia, intermediando o divertir-se e o estudar, no jogo foi usando bambolês e vária perguntas sobre o conteúdo, realizando uma espécie de campo minado, onde cada bambolê sem a “bomba” seria uma pergunta respondida, sendo este aplicado em uma turma de nono ano. Durante algumas décadas, a ludicidade na educação foi questionada e vista como “perda de tempo”, o que reforçava a superioridade do professor sobre os alunos, contudo, atualmente, vários docentes buscam métodos variados para lesionar as aulas, levando músicas, teatro e jogos, a exemplo do tratado no trabalho, para a sala de aula, e com isso observando uma maior aprendizagem. Baseando-se nisso, o referido trabalho contou com as contribuições de Sawczuk e Moura (2012), Oliveira (2018), Moraes e Castellar (2018) e Carleto (2000). Por conseguinte, o método de aprendizagem baseado na aplicação do jogo proporcionou a construção de conhecimento, bem como a interação dos alunos, com isso constatou-se a eficiência positiva dessa forma lúdica de ensino na disciplina de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.