A GESTÃO ESCOLAR SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS E CONCEPÇÕES
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Entende-se que a gestão democrática é mais eficaz quando todos estão envolvidos no processo educacional escolar, utilizando o Projeto Político Pedagógico como documento fundamental para guiar as ações na escola. A gestão deve não apenas ter caráter administrativo e financeiro, mas participar ativamente do processo pedagógico da instituição, assim como assumir o papel de mediação da escola com sua comunidade. Seguindo um viés de análise, criticidade e reflexão sob diferentes perspectivas de gestão em escolas públicas da rede municipal de Igarassu. Foram realizadas entrevistas com o intuito de compreender o papel do gestor escolar na organização, planejamento, liderança e monitoramento dos processos educacionais necessários para garantir melhorias para as escolas, buscando enfatizar o papel do diretor escolar como referência importante no ambiente escolar. Através de entrevistas, análises e reflexões acerca das responsabilidades da gestão com a comunidade escolar, foi possível entender como a prática de gestão se constrói na realidade, além de perceber os referenciais teóricos que regem as concepções e contribuem para uma gestão democrática e participativa. As entrevistadas demonstraram compreender a responsabilidade enquanto gestoras de participar ativamente no processo pedagógico da instituição, assim como de atentar-se para outros aspectos, com a inclusão escolar como um dos principais desafios em que a gestão assume o papel de garantir não apenas recursos estruturais, mas também o cumprimento de políticas públicas. Concluiu-se a partir das análises que apesar das diferentes perspectivas sobre a gestão escolar é evidente a importância de uma gestão democrática, atentando-se às demandas de sua comunidade escolar, participando ativamente, assumindo protagonismo nas suas responsabilidades e tomadas de decisões." 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