DESMISTIFICANDO A PAPEL DO PSICÓLOGO EM CONTEXTO ESCOLAR COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO ADOECIMENTO MENTAL DE ADOLESCENTES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98086 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4566 "inscrito_id" => 18601 "titulo" => "DESMISTIFICANDO A PAPEL DO PSICÓLOGO EM CONTEXTO ESCOLAR COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO ADOECIMENTO MENTAL DE ADOLESCENTES." "resumo" => "Após o contexto pandêmico e o retorno ao ambiente escolar, estudos evidenciam uma maior frequência de adoecimento mental em adolescentes, potencializando consequências danosas tais como: quadros de ansiedade graves, questões com o corpo, quadros depressivos, dentre outros. Diante desses dados, este estudo teve como objetivo a desmistificação do papel do psicólogo na prevenção do adoecimento mental de adolescentes. Para tanto, foi utilizado uma pesquisa/ intervenção com uso de estratégias baseadas na desconstrução de mitos e verdades que foi disseminada historicamente sob a atuação do psicólogo. Nesse sentido, o estudo teve aprovação perante o comitê de ética e seguiu todas as cautelas de pesquisa com seres humanos. A intervenção teve a presença de 32 adolescentes, com idade entre 16 á 19 anos, do sexo masculino e feminino, do 2* ano do ensino médio em uma escola pública do estado da Paraíba. Dito isso, na análise de conteúdo dos dados coletados na intervenção, foram analisadas duas categorias: verdade e mitos. A categoria “verdade” foi subdividida em duas subcategorias: “posso falar sobre tudo na terapia” e “Tudo que eu falar com Psicólogo é sigiloso”, já nos “Mitos” foram divididos em três subcategorias: “O psicólogo ler mentes”, “Terapia é só conversar” e “Psicólogo faz cura gay”. Assim, de maneira geral, os resultados encontrados neste estudo sugerem que após a desmistificação do papel do psicólogo irá facilitar a procura deste profissional por adolescentes que em muitos casos não buscavam ajuda para não serem rotulados socialmente. Espera-se que com esse estudo os adolescentes tenham um novo olhar sobre o profissional da psicologia, encontrando nele um lugar de fala e acolhimento, potencializando a procura e a saúde mental neste ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18601_TB4566_17062023191732.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA GOMES DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "qmariaeduarda164@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98086 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4566 "inscrito_id" => 18601 "titulo" => "DESMISTIFICANDO A PAPEL DO PSICÓLOGO EM CONTEXTO ESCOLAR COMO FORMA DE PREVENÇÃO AO ADOECIMENTO MENTAL DE ADOLESCENTES." "resumo" => "Após o contexto pandêmico e o retorno ao ambiente escolar, estudos evidenciam uma maior frequência de adoecimento mental em adolescentes, potencializando consequências danosas tais como: quadros de ansiedade graves, questões com o corpo, quadros depressivos, dentre outros. Diante desses dados, este estudo teve como objetivo a desmistificação do papel do psicólogo na prevenção do adoecimento mental de adolescentes. Para tanto, foi utilizado uma pesquisa/ intervenção com uso de estratégias baseadas na desconstrução de mitos e verdades que foi disseminada historicamente sob a atuação do psicólogo. Nesse sentido, o estudo teve aprovação perante o comitê de ética e seguiu todas as cautelas de pesquisa com seres humanos. A intervenção teve a presença de 32 adolescentes, com idade entre 16 á 19 anos, do sexo masculino e feminino, do 2* ano do ensino médio em uma escola pública do estado da Paraíba. Dito isso, na análise de conteúdo dos dados coletados na intervenção, foram analisadas duas categorias: verdade e mitos. A categoria “verdade” foi subdividida em duas subcategorias: “posso falar sobre tudo na terapia” e “Tudo que eu falar com Psicólogo é sigiloso”, já nos “Mitos” foram divididos em três subcategorias: “O psicólogo ler mentes”, “Terapia é só conversar” e “Psicólogo faz cura gay”. Assim, de maneira geral, os resultados encontrados neste estudo sugerem que após a desmistificação do papel do psicólogo irá facilitar a procura deste profissional por adolescentes que em muitos casos não buscavam ajuda para não serem rotulados socialmente. Espera-se que com esse estudo os adolescentes tenham um novo olhar sobre o profissional da psicologia, encontrando nele um lugar de fala e acolhimento, potencializando a procura e a saúde mental neste ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18601_TB4566_17062023191732.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA GOMES DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "qmariaeduarda164@gmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }