A gestão é a base de qualquer organização, e um aspecto muito importante da educação. As escolas são espaços onde as relações sociais e os processos de aprendizagem são estimulados e valorizados, e sua estrutura e aspectos são constantemente pesquisados e analisados. No entanto, a democratização da gestão escolar, princípio previsto no arcabouço legal, é uma realidade distante em grande parte do cenário educacional brasileiro. Como instituição social, a escola deve ser administrada e gerida de acordo com as particularidades do público que atende. O objetivo do trabalho é defender a Gestão democrática e participativa como princípio e pressuposto do sucesso do cumprimento da missão escolar que é transmitir às novas gerações os conhecimentos historicamente construídos, além de fortalecer formas de sociabilidade que contribuam para a justiça social. Para isso, discutimos o papel do Gestor Escolar na implantação da Gestão democrática e participativa na escola, os desafios para a sua implementação e a necessidade de superá-los agregando todos os participantes da comunidade escolar. Levando em conta a temática escolhida para este trabalho, observa-se que a Gestão Escolar Democrática e participativa deve, circunstancialmente, possuir traços onde toda a comunidade esteja engajada nos processos decisórios da escola. A presente pesquisa não teve a pretensão de esgotar a temática, mas, adverte que para que a Gestão Democrática conquiste a sua plenitude é necessário um constante controle social de sua comunidade de modo que percebam que a participação de todos.