Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GINCANA LITERÁRIA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100459
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7677
    "inscrito_id" => 14946
    "titulo" => "GINCANA LITERÁRIA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo analisar os resultados de uma gincana literária virtual, desenvolvida no contexto do ensino remoto, e identificar possíveis contribuições para além deste período. Optamos pelo formato Relato de Experiência (RE), por considerá-lo como tipo de produção do conhecimento adequado para abordar a vivência profissional, em articulação com o embasamento científico, na perspectiva de Mussi et al (2021) e Daltro e Faria, (2019). Nosso ponto de partida foi entender a demanda apresentada pela equipe pedagógica e professoras(es) de uma escola, como procedimentos metodológicos adotamos a elaboração coletiva de estratégias. Desenvolvemos uma ação extensionista no Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE, com acadêmicas das Licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 2021. Optamos pela realização de uma gincana literária virtual ao vislumbrá-la como uma possibilidade para promover o estímulo à leitura de crianças da Educação Básica a partir de demandas decorrentes da curricularização da extensão, do ensino remoto a adaptação das ações extensionistas no contexto da Pandemia por COVID-19. Obtivemos como resultados a criação e implementação da “Gincana Virtual Setembro Literário”, com criação de estratégias que despertem o desejo de ler e que levaram à descoberta do prazer que a literatura infantil proporciona, por meio de atividades lúdicas. Constatamos a promoção de um espaço de aprendizagem e a construção de conhecimentos, que proporcionou a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o direcionamento de procedimentos para a melhoria da qualidade do ensino, em contexto de ensino remoto, que podem ser aplicadas para além desse período."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14946_TB7677_04102023225008.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO"
    "autor_nome_curto" => "NELBA"
    "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100459
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7677
    "inscrito_id" => 14946
    "titulo" => "GINCANA LITERÁRIA VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA UTILIZADA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo analisar os resultados de uma gincana literária virtual, desenvolvida no contexto do ensino remoto, e identificar possíveis contribuições para além deste período. Optamos pelo formato Relato de Experiência (RE), por considerá-lo como tipo de produção do conhecimento adequado para abordar a vivência profissional, em articulação com o embasamento científico, na perspectiva de Mussi et al (2021) e Daltro e Faria, (2019). Nosso ponto de partida foi entender a demanda apresentada pela equipe pedagógica e professoras(es) de uma escola, como procedimentos metodológicos adotamos a elaboração coletiva de estratégias. Desenvolvemos uma ação extensionista no Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE, com acadêmicas das Licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 2021. Optamos pela realização de uma gincana literária virtual ao vislumbrá-la como uma possibilidade para promover o estímulo à leitura de crianças da Educação Básica a partir de demandas decorrentes da curricularização da extensão, do ensino remoto a adaptação das ações extensionistas no contexto da Pandemia por COVID-19. Obtivemos como resultados a criação e implementação da “Gincana Virtual Setembro Literário”, com criação de estratégias que despertem o desejo de ler e que levaram à descoberta do prazer que a literatura infantil proporciona, por meio de atividades lúdicas. Constatamos a promoção de um espaço de aprendizagem e a construção de conhecimentos, que proporcionou a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o direcionamento de procedimentos para a melhoria da qualidade do ensino, em contexto de ensino remoto, que podem ser aplicadas para além desse período."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID14946_TB7677_04102023225008.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELBA MARIA TEIXEIRA PISACCO"
    "autor_nome_curto" => "NELBA"
    "autor_email" => "nmtpisacco@uepg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Uma das demandas que ocorreram no ensino emergencial remoto no período pandêmico foi como trabalhar com o estímulo à leitura. Neste estudo, temos por objetivo analisar os resultados de uma gincana literária virtual, desenvolvida no contexto do ensino remoto, e identificar possíveis contribuições para além deste período. Optamos pelo formato Relato de Experiência (RE), por considerá-lo como tipo de produção do conhecimento adequado para abordar a vivência profissional, em articulação com o embasamento científico, na perspectiva de Mussi et al (2021) e Daltro e Faria, (2019). Nosso ponto de partida foi entender a demanda apresentada pela equipe pedagógica e professoras(es) de uma escola, como procedimentos metodológicos adotamos a elaboração coletiva de estratégias. Desenvolvemos uma ação extensionista no Laboratório Lúdico Pedagógico – LALUPE, com acadêmicas das Licenciaturas em Pedagogia e Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e professores e alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em 2021. Optamos pela realização de uma gincana literária virtual ao vislumbrá-la como uma possibilidade para promover o estímulo à leitura de crianças da Educação Básica a partir de demandas decorrentes da curricularização da extensão, do ensino remoto a adaptação das ações extensionistas no contexto da Pandemia por COVID-19. Obtivemos como resultados a criação e implementação da “Gincana Virtual Setembro Literário”, com criação de estratégias que despertem o desejo de ler e que levaram à descoberta do prazer que a literatura infantil proporciona, por meio de atividades lúdicas. Constatamos a promoção de um espaço de aprendizagem e a construção de conhecimentos, que proporcionou a reflexão sobre as práticas pedagógicas e o direcionamento de procedimentos para a melhoria da qualidade do ensino, em contexto de ensino remoto, que podem ser aplicadas para além desse período.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.