Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID DANÇA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho foi realizado a partir da experiência de duas estudantes da Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid Dança). Desse modo, o enfoque do artigo dar-se nas experiências docentes realizadas na Escola Municipal Padre Leonel da Franca, localizada no bairro do Geisel, periferia de João Pessoa-PB, com a turma do 5° ano C. Durante o desenvolvimento das atividades em sala de aula, observou-se que a falta de atenção e dificuldade de concentração da turma poderiam ser atribuídas ao imediatismo gerado pelo uso excessivo da tecnologia. Sendo assim, aborda-se nesse estudo, estratégias pedagógicas utilizadas que contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem de dança, no componente curricular Arte, atrelado à tecnologia, compreendendo a cultura do Imediatismo e suas consequências. Alguns dos autores utilizados para embasamento teórico desse trabalho foram Isabel Marques (2003; 2010), Paulo Freire (1984; 1996) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), buscando discuti-los à luz da tecnologia relacionada ao ensino de dança. Algumas estratégias adotadas foram, por exemplo, a utilização da tecnologia como ferramenta didática para atividades de apreciação estética, o estabelecimento de “acordos e combinados” construídos coletivamente, a fruição de performances desenvolvidas pelos bolsistas do Pibid Dança e apresentadas em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril), dentre outras, que resultaram em um melhor convívio e uma maior concentração em sala de aula. Considera-se que as experiências vivenciadas em sala de aula através da atuação no Pibid Dança colaboraram para a formação docente, compreendendo a importância em se pensar estratégias pedagógicas para a fluidez das atividades, mas também influenciaram no modo como os estudantes se relacionam com os conteúdos e as metodologias de ensino propostas, bem como interferem positivamente em suas relações inter e intrapessoais no espaço escolar.

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