Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DOS APLICATIVOS TIKTOK E INSTAGRAM COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98256
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4780
    "inscrito_id" => 2323
    "titulo" => "O USO DOS APLICATIVOS TIKTOK E INSTAGRAM COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Muitas redes sociais como o Instagram, Tiktok e outras têm ocupado um grande espaço na vida de muitas pessoas como ferramentas utilizadas, não só para entretenimento, mas também, como espaço de divulgação cientifica. A utilização destas, estimula a curiosidade do estudante para pesquisar, além de promover a reflexão e construção do próprio conhecimento, gerando nele uma atitude crítica e construtiva que fará dele um profissional melhor preparado. O presente trabalho tem como objetivo promover uma análise das redes sociais Tiktok e Instagram como ferramentas de divulgação cientifica e aprendizagem por alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em Campina Grande – PB. A pesquisa em questão é do tipo qualitativa através de um relato de experiência envolvendo a aplicação prática do uso de tais ferramentas, no ensino de termodinâmica e energia, por alunos de 7° e 9° ano da Escola Municipal Maria das Vitórias Pires Uchoa Queiroz, pertencente a rede municipal de ensino de Campina Grande – PB. Inicialmente os estudantes trabalharam em duplas em que cada um elencava uma curiosidade pessoal acerca da temática proposta. Após isso, eles investigaram e buscaram a resposta para tais perguntas. No fim, gravaram um vídeo curto no Tiktok, abordando a sua curiosidade elencada por eles. Ao final da proposta, notou-se que a produção dos vídeos curtos pelo Tiktok despertou o interesse dos estudantes pelo conteúdo, e que ao apresentar uma abordagem humorística, através do uso de memes contidos nos vídeos do TikTok, isso contribuiu para um aprendizado mais agradável. No fim, todos os vídeos produzidos foram divulgados no Instagram oficial da escola para servirem como fonte de informação através do compartilhamento com seus seguidores, contribuindo assim com a divulgação cientifica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2323_TB4780_18112023002456.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILSON SOARES DE VASCONCELOS JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "NILSON JÚNIOR"
    "autor_email" => "nilsonjuniorvasc21@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98256
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4780
    "inscrito_id" => 2323
    "titulo" => "O USO DOS APLICATIVOS TIKTOK E INSTAGRAM COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM E DIVULGAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Muitas redes sociais como o Instagram, Tiktok e outras têm ocupado um grande espaço na vida de muitas pessoas como ferramentas utilizadas, não só para entretenimento, mas também, como espaço de divulgação cientifica. A utilização destas, estimula a curiosidade do estudante para pesquisar, além de promover a reflexão e construção do próprio conhecimento, gerando nele uma atitude crítica e construtiva que fará dele um profissional melhor preparado. O presente trabalho tem como objetivo promover uma análise das redes sociais Tiktok e Instagram como ferramentas de divulgação cientifica e aprendizagem por alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em Campina Grande – PB. A pesquisa em questão é do tipo qualitativa através de um relato de experiência envolvendo a aplicação prática do uso de tais ferramentas, no ensino de termodinâmica e energia, por alunos de 7° e 9° ano da Escola Municipal Maria das Vitórias Pires Uchoa Queiroz, pertencente a rede municipal de ensino de Campina Grande – PB. Inicialmente os estudantes trabalharam em duplas em que cada um elencava uma curiosidade pessoal acerca da temática proposta. Após isso, eles investigaram e buscaram a resposta para tais perguntas. No fim, gravaram um vídeo curto no Tiktok, abordando a sua curiosidade elencada por eles. Ao final da proposta, notou-se que a produção dos vídeos curtos pelo Tiktok despertou o interesse dos estudantes pelo conteúdo, e que ao apresentar uma abordagem humorística, através do uso de memes contidos nos vídeos do TikTok, isso contribuiu para um aprendizado mais agradável. No fim, todos os vídeos produzidos foram divulgados no Instagram oficial da escola para servirem como fonte de informação através do compartilhamento com seus seguidores, contribuindo assim com a divulgação cientifica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2323_TB4780_18112023002456.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILSON SOARES DE VASCONCELOS JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "NILSON JÚNIOR"
    "autor_email" => "nilsonjuniorvasc21@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Muitas redes sociais como o Instagram, Tiktok e outras têm ocupado um grande espaço na vida de muitas pessoas como ferramentas utilizadas, não só para entretenimento, mas também, como espaço de divulgação cientifica. A utilização destas, estimula a curiosidade do estudante para pesquisar, além de promover a reflexão e construção do próprio conhecimento, gerando nele uma atitude crítica e construtiva que fará dele um profissional melhor preparado. O presente trabalho tem como objetivo promover uma análise das redes sociais Tiktok e Instagram como ferramentas de divulgação cientifica e aprendizagem por alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em Campina Grande – PB. A pesquisa em questão é do tipo qualitativa através de um relato de experiência envolvendo a aplicação prática do uso de tais ferramentas, no ensino de termodinâmica e energia, por alunos de 7° e 9° ano da Escola Municipal Maria das Vitórias Pires Uchoa Queiroz, pertencente a rede municipal de ensino de Campina Grande – PB. Inicialmente os estudantes trabalharam em duplas em que cada um elencava uma curiosidade pessoal acerca da temática proposta. Após isso, eles investigaram e buscaram a resposta para tais perguntas. No fim, gravaram um vídeo curto no Tiktok, abordando a sua curiosidade elencada por eles. Ao final da proposta, notou-se que a produção dos vídeos curtos pelo Tiktok despertou o interesse dos estudantes pelo conteúdo, e que ao apresentar uma abordagem humorística, através do uso de memes contidos nos vídeos do TikTok, isso contribuiu para um aprendizado mais agradável. No fim, todos os vídeos produzidos foram divulgados no Instagram oficial da escola para servirem como fonte de informação através do compartilhamento com seus seguidores, contribuindo assim com a divulgação cientifica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.