Este trabalho relata a realização do estágio obrigatório da docência em educação infantil realizado simultaneamente com outro estágio não obrigatório com duração de nove meses feito na escola particular - Centro Educacional Primeira Infância (CEPI). Observar o processo de organização e planejamento na realização do estágio, além de ser uma exigência curricular, é um meio pelo qual o aluno estabelece contato com as instituições de ensino, assim obtendo não somente o fator teórico da disciplina, mas tendo a possibilidade de adquirir experiências e vivências que enriqueçam a formação do graduando, conforme Felício; Oliveira (2008), Pimenta (2005). Outrossim, possibilita ao discente a oportunidade de avaliar as possíveis tomadas de decisão referentes a carreira que deseja seguir dentro da pedagogia. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários semiestruturados que buscavam entender o funcionamento do processo de organização e planejamento da instituição. Os dados obtidos nas entrevistas, em diálogo com a literatura pesquisada, mostram divergências entre prática escolar e concepção de educação da instituição. O pensar e refletir acerca das vivências no estágio proporcionou um olhar escolar a partir do pensamento crítico, não somente para escola, mas acerca do que desenvolvi durante o período de 9 meses de estágio não obrigatório. Tal experiência permitiu enxergar a realidade escolar como a realização prática da teoria vivida na academia, e diferenciar as falas emocionadas das falas verídicas, criar hipóteses e evidenciar fatos. Assim, o estágio torna-se o momento para o autoconhecimento e encontro do aluno dentro da pedagogia.