Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INFANTIL E LEITURA DE MUNDO: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95418
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1023
    "inscrito_id" => 9467
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E LEITURA DE MUNDO: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Educação Infantil e Leitura de mundo: um olhar a partir do Estágio Supervisionado, é uma pesquisa qualitativa cujo objetivo macro é relatar e analisar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil numa escola da periferia do município de Imperatriz/MA. A análise aqui apresentada buscou apoio em autores como: Lima (2012), Demo (2004), Oliveira (2019), e Decroly (1980), Barbosa (2006), Freire (1996), Corsaro (2011) e Vygotsky (2007). A pesquisa abordada é qualitativa, e utilizamos e parte das nossas vivências e experiências no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Em Análise, percebemos que a organização pedagógica quando feita de forma adequada, respeitando os sujeitos crianças, irá refletir na possibilidade delas desenvolverem uma “leitura de mundo” desde da Educação Infantil, Temos o objetivo de apresentar um olhar acerca do estágio supervisionado e a importância da “leitura de mundo” que as crianças fazem, que por sua vez é uma prática educativa que inclui autonomia, desenvolvimento e protagonismo infantil. Também, deve-se entender o quão é necessário que o educador tenha preparo e faça um bom planejamento de suas ações no trabalho, a fim que haja uma rotina que prevaleça o desenvolvimento dessas crianças de forma significativa. Nessa perspectiva, buscamos abordar a temática por se tratar de um tema marcante, para isso é necessário que o professor tenha várias prática adequadas que ajude a criança, ter uma visão de mundo que transforma o aprendizado dela, pois o foco principal nesta pesquisa é ajudar a criança enxergar o mundo de forma diferenciada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9467_TB1023_25102023205958.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS SOSTHENES MELO LOBAO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS SOSTHENES"
    "autor_email" => "lucaslobao.20200001533@ue"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95418
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1023
    "inscrito_id" => 9467
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E LEITURA DE MUNDO: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "Educação Infantil e Leitura de mundo: um olhar a partir do Estágio Supervisionado, é uma pesquisa qualitativa cujo objetivo macro é relatar e analisar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil numa escola da periferia do município de Imperatriz/MA. A análise aqui apresentada buscou apoio em autores como: Lima (2012), Demo (2004), Oliveira (2019), e Decroly (1980), Barbosa (2006), Freire (1996), Corsaro (2011) e Vygotsky (2007). A pesquisa abordada é qualitativa, e utilizamos e parte das nossas vivências e experiências no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Em Análise, percebemos que a organização pedagógica quando feita de forma adequada, respeitando os sujeitos crianças, irá refletir na possibilidade delas desenvolverem uma “leitura de mundo” desde da Educação Infantil, Temos o objetivo de apresentar um olhar acerca do estágio supervisionado e a importância da “leitura de mundo” que as crianças fazem, que por sua vez é uma prática educativa que inclui autonomia, desenvolvimento e protagonismo infantil. Também, deve-se entender o quão é necessário que o educador tenha preparo e faça um bom planejamento de suas ações no trabalho, a fim que haja uma rotina que prevaleça o desenvolvimento dessas crianças de forma significativa. Nessa perspectiva, buscamos abordar a temática por se tratar de um tema marcante, para isso é necessário que o professor tenha várias prática adequadas que ajude a criança, ter uma visão de mundo que transforma o aprendizado dela, pois o foco principal nesta pesquisa é ajudar a criança enxergar o mundo de forma diferenciada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9467_TB1023_25102023205958.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS SOSTHENES MELO LOBAO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS SOSTHENES"
    "autor_email" => "lucaslobao.20200001533@ue"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Educação Infantil e Leitura de mundo: um olhar a partir do Estágio Supervisionado, é uma pesquisa qualitativa cujo objetivo macro é relatar e analisar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil numa escola da periferia do município de Imperatriz/MA. A análise aqui apresentada buscou apoio em autores como: Lima (2012), Demo (2004), Oliveira (2019), e Decroly (1980), Barbosa (2006), Freire (1996), Corsaro (2011) e Vygotsky (2007). A pesquisa abordada é qualitativa, e utilizamos e parte das nossas vivências e experiências no Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Em Análise, percebemos que a organização pedagógica quando feita de forma adequada, respeitando os sujeitos crianças, irá refletir na possibilidade delas desenvolverem uma “leitura de mundo” desde da Educação Infantil, Temos o objetivo de apresentar um olhar acerca do estágio supervisionado e a importância da “leitura de mundo” que as crianças fazem, que por sua vez é uma prática educativa que inclui autonomia, desenvolvimento e protagonismo infantil. Também, deve-se entender o quão é necessário que o educador tenha preparo e faça um bom planejamento de suas ações no trabalho, a fim que haja uma rotina que prevaleça o desenvolvimento dessas crianças de forma significativa. Nessa perspectiva, buscamos abordar a temática por se tratar de um tema marcante, para isso é necessário que o professor tenha várias prática adequadas que ajude a criança, ter uma visão de mundo que transforma o aprendizado dela, pois o foco principal nesta pesquisa é ajudar a criança enxergar o mundo de forma diferenciada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.