"RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE PESQUISA "FILOSOFIA E LITERATURA: REFLEXÕES SOBRE O TOTALITARISMO"
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97978 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4430 "inscrito_id" => 9544 "titulo" => ""RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE PESQUISA "FILOSOFIA E LITERATURA: REFLEXÕES SOBRE O TOTALITARISMO"" "resumo" => "Através da análise de eventos históricos como os fenômenos totalitários do século XX, pode-se reconhecer o impacto nocivo de um sistema opressivo e de controle absoluto sobre uma sociedade. Os regimes totalitários deixaram marca indelével na história e na política contemporânea. Logo, refletir sobre essa problemática é de extrema importância, principalmente em uma comunidade acadêmica e em um regime democrático. E o presente trabalho, que consiste em um relato das atividades e discussões promovidas no projeto de pesquisa “Filosofia e Literatura: reflexões sobre o totalitarismo”, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Parelhas, visa contribuir com essas discussões. O projeto investigou os mecanismos e artifícios ideológicos presentes na base dos movimentos totalitários, através da leitura e discussão de obras literárias, filosóficas e audiovisuais (filmes, documentários) referentes ao tema. No projeto, os participantes realizavam, semanalmente, leitura de capítulos de obras relacionadas à temática e levavam seus destaques, dúvidas e reflexões para reuniões/encontros presenciais, para socializar e refletir acerca das experiências de leituras, dos conceitos e ideias centrais. Após o estudo de obras como: Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal, de Hannah Arendt, 1984 e A Revolução dos Bichos, ambas de George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair), foi possível examinar o problema por meio de perspectivas distintas, auxiliando na identificação das peculiaridades de cada autor, bem como nas semelhanças entre suas análises. Com a conclusão do projeto, percebe-se que as reflexões acerca da problemática podem contribuir tanto com a identificação de uma ideologia com traços totalitários quanto com a própria prevenção de sua ascensão, posto que esse diagnóstico possibilitaria desmascarar e combater essas ideologias já em sua fase inicial. Falar sobre governos totalitários é importante para aprendermos com o passado e prevenir regimes opressivos no futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9544_TB4430_19112023220005.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE EDNA SOARES DE MEDEIROS LUCENA" "autor_nome_curto" => "Joseane Edna" "autor_email" => "joseaneedna1234@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97978 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4430 "inscrito_id" => 9544 "titulo" => ""RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE PESQUISA "FILOSOFIA E LITERATURA: REFLEXÕES SOBRE O TOTALITARISMO"" "resumo" => "Através da análise de eventos históricos como os fenômenos totalitários do século XX, pode-se reconhecer o impacto nocivo de um sistema opressivo e de controle absoluto sobre uma sociedade. Os regimes totalitários deixaram marca indelével na história e na política contemporânea. Logo, refletir sobre essa problemática é de extrema importância, principalmente em uma comunidade acadêmica e em um regime democrático. E o presente trabalho, que consiste em um relato das atividades e discussões promovidas no projeto de pesquisa “Filosofia e Literatura: reflexões sobre o totalitarismo”, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Parelhas, visa contribuir com essas discussões. O projeto investigou os mecanismos e artifícios ideológicos presentes na base dos movimentos totalitários, através da leitura e discussão de obras literárias, filosóficas e audiovisuais (filmes, documentários) referentes ao tema. No projeto, os participantes realizavam, semanalmente, leitura de capítulos de obras relacionadas à temática e levavam seus destaques, dúvidas e reflexões para reuniões/encontros presenciais, para socializar e refletir acerca das experiências de leituras, dos conceitos e ideias centrais. Após o estudo de obras como: Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal, de Hannah Arendt, 1984 e A Revolução dos Bichos, ambas de George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair), foi possível examinar o problema por meio de perspectivas distintas, auxiliando na identificação das peculiaridades de cada autor, bem como nas semelhanças entre suas análises. Com a conclusão do projeto, percebe-se que as reflexões acerca da problemática podem contribuir tanto com a identificação de uma ideologia com traços totalitários quanto com a própria prevenção de sua ascensão, posto que esse diagnóstico possibilitaria desmascarar e combater essas ideologias já em sua fase inicial. Falar sobre governos totalitários é importante para aprendermos com o passado e prevenir regimes opressivos no futuro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9544_TB4430_19112023220005.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEANE EDNA SOARES DE MEDEIROS LUCENA" "autor_nome_curto" => "Joseane Edna" "autor_email" => "joseaneedna1234@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }