Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRANDO BIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ESPORTIVOS PARA ABORDAR A GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101366
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9142
    "inscrito_id" => 21765
    "titulo" => "INTEGRANDO BIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ESPORTIVOS PARA ABORDAR A GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nas últimas décadas houve um significativo avanço nas formas alternativas de obtenção de energia a partir de recursos naturais e fatores abióticos para superar os problemas associados aos combustíveis fósseis. Os avanços tecnológicos e comerciais têm impulsionado o desenvolvimento de novas soluções energéticas sustentáveis. Contudo, é fundamental levar essa visão ampliada sobre as energias renováveis e os malefícios do uso excessivo de recursos limitados e prejudiciais às escolas e à comunidade escolar. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar custos, benefícios e investigar a funcionalidade das matrizes energéticas e as intervenções sobre a problemática, com os discentes do Ensino Médio da EREM Governador Barbosa Lima, Recife-PE. A temática foi discutida com os estudantes por meio de rodas de diálogo, mediações de práticas educativas atividades que os ajudem a compreender a importância da transição para fontes de energia mais sustentáveis e os impactos negativos causados pelas energias não renováveis. A execução de práticas educativas e a elaboração de cartilhas com uma abordagem lúdica e interativa para despertar o interesse e o engajamento dos alunos para explicar os conceitos básicos de cada fonte de energia, seus benefícios e impactos ambientais. Além de incentivar os alunos a debaterem sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais do uso de diferentes fontes de energia durante a Semana do Meio Ambiente. Foram ótimas estratégias para envolver os estudantes e promover uma maior conscientização sobre a importância das energias renováveis e dos desafios das energias não renováveis nesse evento socioambiental. Nesse contexto, ficou evidente a importância dessas intervenções para a formação de cidadãos conscientes e capacitados para enfrentar os desafios energéticos do futuro e contribuir para um mundo mais sustentável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21765_TB9142_10122023185112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAMA MAELI GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUAMA"
    "autor_email" => "ruamamaeli@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101366
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 9142
    "inscrito_id" => 21765
    "titulo" => "INTEGRANDO BIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ESPORTIVOS PARA ABORDAR A GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nas últimas décadas houve um significativo avanço nas formas alternativas de obtenção de energia a partir de recursos naturais e fatores abióticos para superar os problemas associados aos combustíveis fósseis. Os avanços tecnológicos e comerciais têm impulsionado o desenvolvimento de novas soluções energéticas sustentáveis. Contudo, é fundamental levar essa visão ampliada sobre as energias renováveis e os malefícios do uso excessivo de recursos limitados e prejudiciais às escolas e à comunidade escolar. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar custos, benefícios e investigar a funcionalidade das matrizes energéticas e as intervenções sobre a problemática, com os discentes do Ensino Médio da EREM Governador Barbosa Lima, Recife-PE. A temática foi discutida com os estudantes por meio de rodas de diálogo, mediações de práticas educativas atividades que os ajudem a compreender a importância da transição para fontes de energia mais sustentáveis e os impactos negativos causados pelas energias não renováveis. A execução de práticas educativas e a elaboração de cartilhas com uma abordagem lúdica e interativa para despertar o interesse e o engajamento dos alunos para explicar os conceitos básicos de cada fonte de energia, seus benefícios e impactos ambientais. Além de incentivar os alunos a debaterem sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais do uso de diferentes fontes de energia durante a Semana do Meio Ambiente. Foram ótimas estratégias para envolver os estudantes e promover uma maior conscientização sobre a importância das energias renováveis e dos desafios das energias não renováveis nesse evento socioambiental. Nesse contexto, ficou evidente a importância dessas intervenções para a formação de cidadãos conscientes e capacitados para enfrentar os desafios energéticos do futuro e contribuir para um mundo mais sustentável."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21765_TB9142_10122023185112.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUAMA MAELI GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUAMA"
    "autor_email" => "ruamamaeli@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nas últimas décadas houve um significativo avanço nas formas alternativas de obtenção de energia a partir de recursos naturais e fatores abióticos para superar os problemas associados aos combustíveis fósseis. Os avanços tecnológicos e comerciais têm impulsionado o desenvolvimento de novas soluções energéticas sustentáveis. Contudo, é fundamental levar essa visão ampliada sobre as energias renováveis e os malefícios do uso excessivo de recursos limitados e prejudiciais às escolas e à comunidade escolar. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar custos, benefícios e investigar a funcionalidade das matrizes energéticas e as intervenções sobre a problemática, com os discentes do Ensino Médio da EREM Governador Barbosa Lima, Recife-PE. A temática foi discutida com os estudantes por meio de rodas de diálogo, mediações de práticas educativas atividades que os ajudem a compreender a importância da transição para fontes de energia mais sustentáveis e os impactos negativos causados pelas energias não renováveis. A execução de práticas educativas e a elaboração de cartilhas com uma abordagem lúdica e interativa para despertar o interesse e o engajamento dos alunos para explicar os conceitos básicos de cada fonte de energia, seus benefícios e impactos ambientais. Além de incentivar os alunos a debaterem sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais do uso de diferentes fontes de energia durante a Semana do Meio Ambiente. Foram ótimas estratégias para envolver os estudantes e promover uma maior conscientização sobre a importância das energias renováveis e dos desafios das energias não renováveis nesse evento socioambiental. Nesse contexto, ficou evidente a importância dessas intervenções para a formação de cidadãos conscientes e capacitados para enfrentar os desafios energéticos do futuro e contribuir para um mundo mais sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.