O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do componente curricular Estágio de Docência na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI, cursado no oitavo semestre letivo do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, em 2023. Nesse processo, dialogamos com a base legal e autores como Freire (2002), Arroyo (2017), Nascimento (2022), dentre outros. E, vivenciamos a práxis mediante a experiência durante o Estágio obrigatório na EJAI, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, na EMEF Profª Doracy Leal na cidade de Santa Izabel do Pará, Nordeste Paraense, com carga horária de sessenta horas-aula, entre os meses de Abril e Maio de 2023. Na praxis vivenciada, o estágio em EJAI foi entendido como um espaço de descobertas, problematizações, e aprendizagens, no qual a graduanda teve a possibilidade de conhecer a pluridiversidade, desta modalidade, do chão da escola, da sala de aula, trazendo também à importância dessas relações, da educação básica para o contexto da universidade. O estágio na EJAI propiciou na formação docente um olhar diferenciado, por ser um público que possue especificidades, portanto, foi necessário trabalhar de forma contextualizada, trazendo a realidade das pessoas participantes do processo, reafirmando seus saberes, seus fazeres adquiridos ao longo da vida. Neste sentido, o estágio desvelou–se como um processo importante para a formação dos futuros pedagogos, em especial na modalidade da EJAI, onde os discentes tiveram a oportunidade de alinhar teoria e prática, exercitando reflexões acerca de suas vivências diversas. O trabalho retrata a pluridiversidade das histórias de vida dos educandos da amazônica paraense pelo viés da arte educação, dentre essas do discente Carlos, um homem com uma personalidade forte e marcante, que frequentava as aulas da segunda etapa, e estava no processo de aprendizagem da leitura, pois seu sonho é ler, em especial a bíblia. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foram as vivencias teóricas e práticas, as anotações, os registros, os diálogos realizados com a turma.