Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFICIANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBEX

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98309
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4846
    "inscrito_id" => 19694
    "titulo" => "O USO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFICIANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBEX"
    "resumo" => "Acessibilidade comunicacional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a oferta de recursos, atividades e estratégias que promovam a independência e autonomia, aos indivíduos que necessitam de suportes específicos para se comunicar, tendo como um de seus recursos a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). A CAA é uma subárea da Tecnologia Assistiva (TA), que auxilia na diminuição das barreiras e dificuldades existentes nas pessoas com necessidades complexas de comunicação, como é o caso de muitos estudantes com TEA. Nesse sentido, este artigo trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo exploratório, originado das vivências no projeto de extensão “O uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) para promoção da acessibilidade comunicacional em crianças com TEA no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas”, da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2022-2023, tendo como público-alvo 10 crianças com autismo, 20 pais/cuidadores das crianças, 4 docentes e 1 professora do Atendimento Educacional Especializado. Metodologicamente, foram realizadas observações não participantes, das crianças com TEA, com registro em diário de campo, análise da acessibilidade comunicacional do espaço físico e entrevista semiestruturada com os professores. A partir das observações foram propostas sinalização dos espaços, confecção de rotinas visuais, dentre outras ações, de modo a facilitar a compreensão e participação dos estudantes. Analisando-se o conteúdo das entrevistas e do diário de campo, constatou-se a necessidade de garantir a acessibilidade comunicacional no contexto escolar a partir do uso da CAA e orientações aos docentes, uma vez que foi observada a carência de mecanismos para suprir tal demanda. Dessa forma, promover o desenvolvimento da comunicação das crianças com TEA por meio do uso de ferramentas da CAA e instrumentalizar os docentes da educação infantil, estimula o desenvolvimento da interação sócio-comunicativa, contribui no processo de aprendizagem e promove a educação inclusiva e equitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19694_TB4846_26112023215035.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLA FERREIRA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLA"
    "autor_email" => "daniella.cordeiro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98309
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4846
    "inscrito_id" => 19694
    "titulo" => "O USO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL BENEFICIANDO A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBEX"
    "resumo" => "Acessibilidade comunicacional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a oferta de recursos, atividades e estratégias que promovam a independência e autonomia, aos indivíduos que necessitam de suportes específicos para se comunicar, tendo como um de seus recursos a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). A CAA é uma subárea da Tecnologia Assistiva (TA), que auxilia na diminuição das barreiras e dificuldades existentes nas pessoas com necessidades complexas de comunicação, como é o caso de muitos estudantes com TEA. Nesse sentido, este artigo trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo exploratório, originado das vivências no projeto de extensão “O uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) para promoção da acessibilidade comunicacional em crianças com TEA no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas”, da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2022-2023, tendo como público-alvo 10 crianças com autismo, 20 pais/cuidadores das crianças, 4 docentes e 1 professora do Atendimento Educacional Especializado. Metodologicamente, foram realizadas observações não participantes, das crianças com TEA, com registro em diário de campo, análise da acessibilidade comunicacional do espaço físico e entrevista semiestruturada com os professores. A partir das observações foram propostas sinalização dos espaços, confecção de rotinas visuais, dentre outras ações, de modo a facilitar a compreensão e participação dos estudantes. Analisando-se o conteúdo das entrevistas e do diário de campo, constatou-se a necessidade de garantir a acessibilidade comunicacional no contexto escolar a partir do uso da CAA e orientações aos docentes, uma vez que foi observada a carência de mecanismos para suprir tal demanda. Dessa forma, promover o desenvolvimento da comunicação das crianças com TEA por meio do uso de ferramentas da CAA e instrumentalizar os docentes da educação infantil, estimula o desenvolvimento da interação sócio-comunicativa, contribui no processo de aprendizagem e promove a educação inclusiva e equitativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19694_TB4846_26112023215035.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLA FERREIRA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLA"
    "autor_email" => "daniella.cordeiro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Acessibilidade comunicacional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a oferta de recursos, atividades e estratégias que promovam a independência e autonomia, aos indivíduos que necessitam de suportes específicos para se comunicar, tendo como um de seus recursos a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). A CAA é uma subárea da Tecnologia Assistiva (TA), que auxilia na diminuição das barreiras e dificuldades existentes nas pessoas com necessidades complexas de comunicação, como é o caso de muitos estudantes com TEA. Nesse sentido, este artigo trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo exploratório, originado das vivências no projeto de extensão “O uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) para promoção da acessibilidade comunicacional em crianças com TEA no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas”, da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2022-2023, tendo como público-alvo 10 crianças com autismo, 20 pais/cuidadores das crianças, 4 docentes e 1 professora do Atendimento Educacional Especializado. Metodologicamente, foram realizadas observações não participantes, das crianças com TEA, com registro em diário de campo, análise da acessibilidade comunicacional do espaço físico e entrevista semiestruturada com os professores. A partir das observações foram propostas sinalização dos espaços, confecção de rotinas visuais, dentre outras ações, de modo a facilitar a compreensão e participação dos estudantes. Analisando-se o conteúdo das entrevistas e do diário de campo, constatou-se a necessidade de garantir a acessibilidade comunicacional no contexto escolar a partir do uso da CAA e orientações aos docentes, uma vez que foi observada a carência de mecanismos para suprir tal demanda. Dessa forma, promover o desenvolvimento da comunicação das crianças com TEA por meio do uso de ferramentas da CAA e instrumentalizar os docentes da educação infantil, estimula o desenvolvimento da interação sócio-comunicativa, contribui no processo de aprendizagem e promove a educação inclusiva e equitativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.