Este artigo tem por objetivo discutir a formação continuada dos professores da educação básica do Estado de Mato Grosso, considerando os desafios e dilemas a partir das propostas de inovações no processo de oferta da mesma. Partindo do pressuposto da melhoria dos índices da educação do estado de Mato Grosso no processo de aprimoramento da qualidade de ensino umas das ações que o Estado tem realizado foi investir na política de formação continuada dos professores através de plataformas digitais. No que tange a metodologia, produz-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com análise de dados a partir do contexto educacional da política de formação de professores. O referencial teórico está embasado nas discussões tecidas por autores como Harvey (2014), Laval (2016), Imbernón (2010; 2011), Nóvoa (1992; 2002; 2022) dentre outros que compõe o endossamento teórico. As práticas pedagógicas alicerçadas a autonomia dos docentes para o desenvolvimento da formação dos estudantes no processo do caráter emancipatório têm perdido o sentido diante do contexto ideológico da inovação e modernização da educação. As mudanças no sistema de formação continuada pela tecnologia da informação é frequente ligados ao discurso da produtividade. Assim, percebe-se que as contribuições da melhoria proporcionada à categoria dos docentes promovem reflexões alicerçadas as práticas da racionalidade neoliberal.