Este estudo consiste em uma reflexão acerca do fazer docente mediante os problemas sociais enfrentados pelos jovens brasileiros na contemporaneidade. Destacamos, aqui, o preconceito racial, motivo de marginalização e exclusão na coletividade social. Compreendendo a importância da inserção dos Temas Transversais, orientados pelos PCN (1997), e da aplicação da lei 10.639/03, que regulamenta a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas, questionamos a letargia em incorporar o combate ao racismo às aulas de Língua Portuguesa. Nesta perspectiva, através do projeto PIBID Base Artística e Reflexiva, da UEPB, elaboramos e executamos uma sequência didática no intento de articular o ensino de Língua ao tema Cultura Afro e Preconceito Racial, obedecendo, dessa forma, ao que preconizam os PCN, no sentido de promover a valorização da pluralidade e da formação crítica, atuando na redução de conflitos e no progresso da coletividade. Os resultados sinalizam uma mudança significativa não só no desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos, mas em seus comportamentos refletidos em toda a comunidade escolar.