Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MUSICALIZANDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ENSINANDO HISTÓRIA E O SABER LOCAL: EDUCANDO A PARTIR DE NOVAS LINGUAGENS.

Palavra-chaves: HISTORIAS EM QUADRINHOS, ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL, MÚSICA Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9783
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 673
    "inscrito_id" => 771
    "titulo" => "MUSICALIZANDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ENSINANDO HISTÓRIA E O SABER LOCAL: EDUCANDO A PARTIR DE NOVAS LINGUAGENS."
    "resumo" => "A música pode se constituir em um importante espaço de educar quando articulada as historias em quadrinhos. Neste artigo propomos trabalhar com uma música sobre Campina Grande em forma de quadrinhos como modo de ensinar história sobre o saber local no contexto da educação básica. Nosso objetivo é mostrar que é possível ensinar história nos quadrinhos utilizando o artifício da música, pois ao transformar a música em quadrinho permite que o educando aprenda sobre o contexto local na linguagem dos quadrinhos. Estes são vistos neste trabalho como um ambiente de ensino-aprendizagem do conhecimento histórico. Como referenciais teóricos trabalhamos a partir dos estudos de Mayara TAVARES (O uso das histórias em quadrinhos no contexto escolar: Contribuições para o ensino/aprendizagem crítico-reflexivo) e a obra de Ângela Rama e Waldomiro Vergueiro (Como usar as histórias em quadrinhos na sala de Aula) que trás em seus capítulos específicos orientações didáticas sobre o uso das historias em quadrinhos em várias disciplinas, para discutimos sobre os quadrinhos e o ensino de história. Nossa metodologia partiu de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa musical e nas estruturas dos quadrinhos onde utilizemos a música de Raimundo Asfora e Rosil Cavalcanti que ficou conhecida na voz do cantor Luiz Gonzaga, os quadrinhos foram auto desenhados e a letra da música transformadas em texto para compor como a narrativa da história em quadrinhos. Quadrinhos estes que podem ser utilizados na escola para ensinar sobre a história local. Consideramos que os quadrinhos enquanto artefatos de arte são educativos e propiciam a construção de novos saberes se articulados as novas linguagens, a exemplo da música, quando utilizados no ensino de história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "HISTORIAS EM QUADRINHOS, ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_02_09_idinscrito_771_6d1c15bd285413d41ece8ecdac763ab8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIAGIO ÍTALO RIBEIRO GRISI PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "BIAGIO GRISI"
    "autor_email" => "biagioitalo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9783
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 673
    "inscrito_id" => 771
    "titulo" => "MUSICALIZANDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ENSINANDO HISTÓRIA E O SABER LOCAL: EDUCANDO A PARTIR DE NOVAS LINGUAGENS."
    "resumo" => "A música pode se constituir em um importante espaço de educar quando articulada as historias em quadrinhos. Neste artigo propomos trabalhar com uma música sobre Campina Grande em forma de quadrinhos como modo de ensinar história sobre o saber local no contexto da educação básica. Nosso objetivo é mostrar que é possível ensinar história nos quadrinhos utilizando o artifício da música, pois ao transformar a música em quadrinho permite que o educando aprenda sobre o contexto local na linguagem dos quadrinhos. Estes são vistos neste trabalho como um ambiente de ensino-aprendizagem do conhecimento histórico. Como referenciais teóricos trabalhamos a partir dos estudos de Mayara TAVARES (O uso das histórias em quadrinhos no contexto escolar: Contribuições para o ensino/aprendizagem crítico-reflexivo) e a obra de Ângela Rama e Waldomiro Vergueiro (Como usar as histórias em quadrinhos na sala de Aula) que trás em seus capítulos específicos orientações didáticas sobre o uso das historias em quadrinhos em várias disciplinas, para discutimos sobre os quadrinhos e o ensino de história. Nossa metodologia partiu de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa musical e nas estruturas dos quadrinhos onde utilizemos a música de Raimundo Asfora e Rosil Cavalcanti que ficou conhecida na voz do cantor Luiz Gonzaga, os quadrinhos foram auto desenhados e a letra da música transformadas em texto para compor como a narrativa da história em quadrinhos. Quadrinhos estes que podem ser utilizados na escola para ensinar sobre a história local. Consideramos que os quadrinhos enquanto artefatos de arte são educativos e propiciam a construção de novos saberes se articulados as novas linguagens, a exemplo da música, quando utilizados no ensino de história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "HISTORIAS EM QUADRINHOS, ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_02_09_idinscrito_771_6d1c15bd285413d41ece8ecdac763ab8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIAGIO ÍTALO RIBEIRO GRISI PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "BIAGIO GRISI"
    "autor_email" => "biagioitalo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A música pode se constituir em um importante espaço de educar quando articulada as historias em quadrinhos. Neste artigo propomos trabalhar com uma música sobre Campina Grande em forma de quadrinhos como modo de ensinar história sobre o saber local no contexto da educação básica. Nosso objetivo é mostrar que é possível ensinar história nos quadrinhos utilizando o artifício da música, pois ao transformar a música em quadrinho permite que o educando aprenda sobre o contexto local na linguagem dos quadrinhos. Estes são vistos neste trabalho como um ambiente de ensino-aprendizagem do conhecimento histórico. Como referenciais teóricos trabalhamos a partir dos estudos de Mayara TAVARES (O uso das histórias em quadrinhos no contexto escolar: Contribuições para o ensino/aprendizagem crítico-reflexivo) e a obra de Ângela Rama e Waldomiro Vergueiro (Como usar as histórias em quadrinhos na sala de Aula) que trás em seus capítulos específicos orientações didáticas sobre o uso das historias em quadrinhos em várias disciplinas, para discutimos sobre os quadrinhos e o ensino de história. Nossa metodologia partiu de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa musical e nas estruturas dos quadrinhos onde utilizemos a música de Raimundo Asfora e Rosil Cavalcanti que ficou conhecida na voz do cantor Luiz Gonzaga, os quadrinhos foram auto desenhados e a letra da música transformadas em texto para compor como a narrativa da história em quadrinhos. Quadrinhos estes que podem ser utilizados na escola para ensinar sobre a história local. Consideramos que os quadrinhos enquanto artefatos de arte são educativos e propiciam a construção de novos saberes se articulados as novas linguagens, a exemplo da música, quando utilizados no ensino de história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.