Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OFICINA EDUCATIVA SOBRE ACIDENTES OFÍDICOS: CONHECER PARA PREVINIR

Palavra-chaves: SENSIBILIZAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, OFICINAS TEMÁTICAS Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

As serpentes estão classificadas no Reino Animalia e ainda podem ser separadas em dois grandes grupos básicos as serpentes peçonhentas e as serpentes não peçonhentas. Tendo em vista que são animais considerados com potencial de risco, muito mais do que a própria realidade várias vezes, ocorrendo muitas vezes devido à falta de informações e instruções, inicia-se uma má reputação sobre estes animais, tornando-os assim muito ameaçadores tão como ameaçados, já que apenas 14% do total de aproximadamente 3.000 espécies de serpentes conhecidas utilizam a tática de subjugar as presas por envenenamento como principal estratégia alimentar. Contudo, mesmo estes animais exercem uma grande ecologia no meio natural, os acidentes causados por animais peçonhentos constituem um problema de saúde publica, existe ainda uma estreita relação dos acidentes com animais peçonhentos com populações desfavorecidas, não apenas por apresentarem renda insuficiente, mas pela carência de alfabetização dos jovens, além do fato de determinadas regiões possuírem costumes contribuem para o aumento da gravidade dos casos devido a suas condutas inadequadas tomadas por esta população menos informada. Tendo assim, como objetivo deste trabalho desenvolver oficinas referentes a serpentes e envenenamentos, com intuito de educar para a prevenção de acidente ofídico e a preservação destes animais na natureza, de forma ampliar a sensibilidade através de métodos alternativos para ensino básico. Tratou-se de estudo de natureza descritiva pela qualificação dos alunos através do conhecimento construído na oficina sobre os acidentes ofídicos: conhecer para prevenir, onde a oficina encontrou-se dividia em três etapas distintas, onde inicialmente foi elaborada uma comunicação oral participativa e aberta para a sondagem e investigação do conhecimento prévio, seguida outra etapa pela atividade denominada “Teste seus conhecimentos – Passa ou Repassa” e por fim a aplicação da atividade “Reconhecendo e Compreendendo as serpentes”, através do preenchimento de um folder pré-confeccionado com as informações adquiridas ao longo da oficina. Da mesma forma, na obtenção dos resultados observamos na etapa inicial a aplicação da exposição oral tornou-se um veiculo de facilitação e adaptação dos conhecimentos prévios de forma a torna-los corretos e abeis a aplicação cotidiana já quanto a analise da atividade “Teste seus conhecimentos – Passa ou Repassa” e “Reconhecendo e Compreendendo as serpentes” analisamos a adequação e satisfatoriedade da adequação do conteúdo ao ensino-aprendizagem, tendo entre 87% a 97% de otimização do processo, averiguando a relevância da aplicação de oficinas participativas quanto à otimização do ensino-aprendizagem em sala de aula, além de possibilitar a ligação do conhecimento teórico, que anteriormente encontrava-se isolado ao espaço físico da escola, ao cotidiano prático do aluno. A partir dela aprende-se, construindo a realidade concreta do mundo natural que está sendo investigado, desvelado, re-descoberto pelo grupo, criando e apreciando o próprio processo. Alcançando assim o processo de sensibilização e quebra do preconceito sobre os animais peçonhento, no caso as serpentes, evidenciando sua importância dentro da biodiversidade do meio.

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