O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande – Paraíba. Onde nós bolsistas em conjunto com o professor supervisor estivemos produzindo, junto com os alunos do 6º ano, fotobiografias. Neles os alunos puderam contar um pouco da história de suas vidas através do texto verbal e não verbal, ou seja, utilizando-se de diversas fontes históricas, e por meio de comentários fizeram referencia às inúmeras fotografias que representavam diferentes momentos de suas vidas e a sua relação temporal com diversos acontecimentos que ocorreram em todo o mundo. Esta estratégia de ensino trata-se de uma ferramenta que proporciona uma nova maneira de se relacionar com o conhecimento histórico, haja vista que os alunos participam dessa empreitada como protagonistas, pois se constroem enquanto escritores e produtores de suas respectivas histórias. Eles foram levados a perceber o quanto a história está presente em seu cotidiano e como cada um deles atua na produção desta, sendo a História um conhecimento que serve para entender a realidade, de cada um deles, e todas as suas nuances. Através desse trabalho quebramos, assim, com alguns paradigmas que afirmam que a História é unicamente o conhecimento do passado, e que, portanto não teria tanta utilidade nas entrelinhas de nossa existência, ou valor, nas nossas vidas. Tal atividade pode demonstrar como se dá o processo de produção da memória, e as principais características referentes a esta dinâmica.