Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97817
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4226
    "inscrito_id" => 17066
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo refletir o processo da alfabetização e as práticas de letramento oferecidoao público do terceiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como entender como a cultura das mídias digitais podem ser responsáveis por esse grande avanço na velocidade da comunicação e das informações. É sabido estar convivendo com esta realidade a algum tempo de maneira muito intensa, essa cultura de comunicação de massa nos traz a cada dia novas formas de entender o processo do uso das mídias na sociedade do conhecimento da qual fazemos parte. Esses instrumentos de dinamização e aperfeiçoamento na realização de projetos de transformação social devem ser direcionados ao bem-estar coletivo nas diversas áreas. Portanto, a cultura midiática vem trazer um aprendizado de cultura contemporânea com símbolos e linguagens próprias neste novo universo socializador. O pressuposto da pesquisa refere-se a questão das práticas de letramento oferecidas aos anos iniciais. Assim, iremos observar na turma do terceiro ano dos anos iniciais em uma escola municipal de Limoeiro – PE, situada na zona rural, como essas práticas de alfabetização e letramento são realizadas. No tocante ao uso das mídias digitais na educação, professores precisam deixar a natureza do seu pragmatismo de lado e terem postura reflexiva, para inovar e aprender informações, que pode armazená-las e disseminá-las que possibilite a todos a pensarem uma dinâmica diferente, por caminhos diversos no uso dessas ferramentas, buscar o comprometimento no trabalho com os multiletramentos como favorecimento do aprendizado deixando-os influenciar positivamente diante dos significados tecnológicos, vê-se a interação para do conhecimento a partir das necessidades e oportunidades, fazendo que os indivíduos possam utilizar os vários recursos e mídias oferecidos. A pesquisa será por meio de um estudo descritivo e exploratório, uma abordagem qualitativa. E por fim as considerações finais que retratará resultado encontrado nesta pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17066_TB4226_17062023104441.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE MELO DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANE"
    "autor_email" => "joseanelimoeiro@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97817
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4226
    "inscrito_id" => 17066
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A pesquisa tem como objetivo refletir o processo da alfabetização e as práticas de letramento oferecidoao público do terceiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como entender como a cultura das mídias digitais podem ser responsáveis por esse grande avanço na velocidade da comunicação e das informações. É sabido estar convivendo com esta realidade a algum tempo de maneira muito intensa, essa cultura de comunicação de massa nos traz a cada dia novas formas de entender o processo do uso das mídias na sociedade do conhecimento da qual fazemos parte. Esses instrumentos de dinamização e aperfeiçoamento na realização de projetos de transformação social devem ser direcionados ao bem-estar coletivo nas diversas áreas. Portanto, a cultura midiática vem trazer um aprendizado de cultura contemporânea com símbolos e linguagens próprias neste novo universo socializador. O pressuposto da pesquisa refere-se a questão das práticas de letramento oferecidas aos anos iniciais. Assim, iremos observar na turma do terceiro ano dos anos iniciais em uma escola municipal de Limoeiro – PE, situada na zona rural, como essas práticas de alfabetização e letramento são realizadas. No tocante ao uso das mídias digitais na educação, professores precisam deixar a natureza do seu pragmatismo de lado e terem postura reflexiva, para inovar e aprender informações, que pode armazená-las e disseminá-las que possibilite a todos a pensarem uma dinâmica diferente, por caminhos diversos no uso dessas ferramentas, buscar o comprometimento no trabalho com os multiletramentos como favorecimento do aprendizado deixando-os influenciar positivamente diante dos significados tecnológicos, vê-se a interação para do conhecimento a partir das necessidades e oportunidades, fazendo que os indivíduos possam utilizar os vários recursos e mídias oferecidos. A pesquisa será por meio de um estudo descritivo e exploratório, uma abordagem qualitativa. E por fim as considerações finais que retratará resultado encontrado nesta pesquisa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17066_TB4226_17062023104441.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE MELO DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANE"
    "autor_email" => "joseanelimoeiro@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa tem como objetivo refletir o processo da alfabetização e as práticas de letramento oferecidoao público do terceiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como entender como a cultura das mídias digitais podem ser responsáveis por esse grande avanço na velocidade da comunicação e das informações. É sabido estar convivendo com esta realidade a algum tempo de maneira muito intensa, essa cultura de comunicação de massa nos traz a cada dia novas formas de entender o processo do uso das mídias na sociedade do conhecimento da qual fazemos parte. Esses instrumentos de dinamização e aperfeiçoamento na realização de projetos de transformação social devem ser direcionados ao bem-estar coletivo nas diversas áreas. Portanto, a cultura midiática vem trazer um aprendizado de cultura contemporânea com símbolos e linguagens próprias neste novo universo socializador. O pressuposto da pesquisa refere-se a questão das práticas de letramento oferecidas aos anos iniciais. Assim, iremos observar na turma do terceiro ano dos anos iniciais em uma escola municipal de Limoeiro – PE, situada na zona rural, como essas práticas de alfabetização e letramento são realizadas. No tocante ao uso das mídias digitais na educação, professores precisam deixar a natureza do seu pragmatismo de lado e terem postura reflexiva, para inovar e aprender informações, que pode armazená-las e disseminá-las que possibilite a todos a pensarem uma dinâmica diferente, por caminhos diversos no uso dessas ferramentas, buscar o comprometimento no trabalho com os multiletramentos como favorecimento do aprendizado deixando-os influenciar positivamente diante dos significados tecnológicos, vê-se a interação para do conhecimento a partir das necessidades e oportunidades, fazendo que os indivíduos possam utilizar os vários recursos e mídias oferecidos. A pesquisa será por meio de um estudo descritivo e exploratório, uma abordagem qualitativa. E por fim as considerações finais que retratará resultado encontrado nesta pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.