Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO AS DESCOBERTAS DE GALILEU GALILEI: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O IMPACTO DO USO DA LUNETA NA ASTRONOMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97719
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4085
    "inscrito_id" => 15734
    "titulo" => "EXPLORANDO AS DESCOBERTAS DE GALILEU GALILEI: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O IMPACTO DO USO DA LUNETA NA ASTRONOMIA"
    "resumo" => "Este trabalho visa apresentar um material de apoio para professores de ensino de ciências voltado ao ensino de astronomia, contendo uma proposta de sequência didática sobre as descobertas do astrônomo Galileu Galilei a partir de um instrumento de observação astronômica (Luneta) destinado a alunos do 9 ano do Ensino Fundamental-Anos Finais. Galileu foi pioneiro no uso de experimentação controlada e observação sistemática para investigar fenômenos naturais, episódio este muito importante para o desenvolvimento do método científico, revolucionando a forma como a ciência é conduzida e teve um impacto duradouro em várias áreas do conhecimento científico. Nesse sentindo, a sequência didática proposta tem como objetivo introduzir os alunos ao estudo de noções da astronomia a partir das observações e descobertas de Galileu Galilei e tem previsão de aplicação em quatro etapas, são elas; Etapa motivacional; Discussão de conteúdos, Revisão em equipe e avaliação. Para aplicação destas etapas, estima-se cerca de cinco encontros de 90 minutos ao longo de três meses. Espera-se que esta sequência didática possa contribuir com uma aprendizagem significativa, e descontraída sobre noções de astronomia, e o papel do telescópio na revolução da astronomia com ênfase na vida e descobertas de Galileu Galilei."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15734_TB4085_13112023201903.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA UILHIANA GOMES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Uilhiana"
    "autor_email" => "uilhiana.andrade@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97719
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4085
    "inscrito_id" => 15734
    "titulo" => "EXPLORANDO AS DESCOBERTAS DE GALILEU GALILEI: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O IMPACTO DO USO DA LUNETA NA ASTRONOMIA"
    "resumo" => "Este trabalho visa apresentar um material de apoio para professores de ensino de ciências voltado ao ensino de astronomia, contendo uma proposta de sequência didática sobre as descobertas do astrônomo Galileu Galilei a partir de um instrumento de observação astronômica (Luneta) destinado a alunos do 9 ano do Ensino Fundamental-Anos Finais. Galileu foi pioneiro no uso de experimentação controlada e observação sistemática para investigar fenômenos naturais, episódio este muito importante para o desenvolvimento do método científico, revolucionando a forma como a ciência é conduzida e teve um impacto duradouro em várias áreas do conhecimento científico. Nesse sentindo, a sequência didática proposta tem como objetivo introduzir os alunos ao estudo de noções da astronomia a partir das observações e descobertas de Galileu Galilei e tem previsão de aplicação em quatro etapas, são elas; Etapa motivacional; Discussão de conteúdos, Revisão em equipe e avaliação. Para aplicação destas etapas, estima-se cerca de cinco encontros de 90 minutos ao longo de três meses. Espera-se que esta sequência didática possa contribuir com uma aprendizagem significativa, e descontraída sobre noções de astronomia, e o papel do telescópio na revolução da astronomia com ênfase na vida e descobertas de Galileu Galilei."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15734_TB4085_13112023201903.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA UILHIANA GOMES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Uilhiana"
    "autor_email" => "uilhiana.andrade@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho visa apresentar um material de apoio para professores de ensino de ciências voltado ao ensino de astronomia, contendo uma proposta de sequência didática sobre as descobertas do astrônomo Galileu Galilei a partir de um instrumento de observação astronômica (Luneta) destinado a alunos do 9 ano do Ensino Fundamental-Anos Finais. Galileu foi pioneiro no uso de experimentação controlada e observação sistemática para investigar fenômenos naturais, episódio este muito importante para o desenvolvimento do método científico, revolucionando a forma como a ciência é conduzida e teve um impacto duradouro em várias áreas do conhecimento científico. Nesse sentindo, a sequência didática proposta tem como objetivo introduzir os alunos ao estudo de noções da astronomia a partir das observações e descobertas de Galileu Galilei e tem previsão de aplicação em quatro etapas, são elas; Etapa motivacional; Discussão de conteúdos, Revisão em equipe e avaliação. Para aplicação destas etapas, estima-se cerca de cinco encontros de 90 minutos ao longo de três meses. Espera-se que esta sequência didática possa contribuir com uma aprendizagem significativa, e descontraída sobre noções de astronomia, e o papel do telescópio na revolução da astronomia com ênfase na vida e descobertas de Galileu Galilei.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.