A leitura literária de cordéis de autoria feminina ainda é incipiente no ambiente escolar, como consequência os estudantes apresentam pouco conhecimento deste gênero literário como produto de feitura feminina. Assim, o objetivo deste trabalho está em oportunizar a leitura do texto poético para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública com vista a formação de um leitor literário capaz de reconhecer o valor estético, literário, social e humano do cordel feminino. Para isto, propusemos a leitura de cordéis que tenham a mulher como tema e autoria, como a obra Heroínas negras em 15 cordéis (2020), da escritora Jarid Arraes, uma coletânea de cordéis que retratam a trajetória de vida e luta de mulheres negras que inspiram reflexão na atualidade. Para isso, adotaremos a metodologia o método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1988). As ações serão pautadas em pressupostos teóricos que discutem a leitura (ORLANDI, 2012; SOLÉ, 2014), a leitura literária e a formação do leitor (COLOMER, 2007; 2003; SOUZA e FEBA, 2011), o letramento literário (COSSON, 2021; SOUZA e COSSON, 2011), a Literatura de Cordel e sua presença na sala de aula (ABREU, 1999; MARINHO E PINHEIRO, 2012; QUEIROZ, 2006; HAURÉLIO, 2013), e a questão feminina (DUARTE 1995; BUTLER, 2003) entre outros. Como resultado, esperamos contribuir para a formação de alunos/ leitores capazes de reconhecerem no texto literário de cordel com autoria feminina um campo propício para ampliar seus horizontes de expectativas e oportunizar a reflexão e o posicionamento sobre seus contextos sociais.