Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - QUESTÕES QUE EMERGEM NO COTIDIANO ESCOLAR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo investiga as relações de gênero no segmento da Educação Infantil, dentro de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Temos como objetivo para esse trabalho analisar as relações de corpo e gênero nesta etapa da Educação Básica a partir do que emerge dos cotidianos escolares. Será a escola um ambiente onde haja reprodução e repressão desses corpos? Como conversar com as servidoras e servidores para que possam identificar e atuar sobre as questões que emergem nos cotidianos escolares? A pesquisa será feita com as servidoras e servidores que atuam no Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo do Colégio Pedro II. Teremos como metodologia a Design Based Research (DBR), onde a flexibilização e a visão paradigmática são pontos importantes para as análises que serão feitas no estudo. Faremos um minicurso de extensão oferecido às servidoras e servidores do CREIR de formato híbrido (on-line e presencial). O curso já está estruturado e aplicaremos um questionário inicial para compreendermos como estas servidoras e servidores observam seus cotidianos escolares e o que pensam sobre essa temática inicialmente. Esperamos que a partir deste diálogo, elas e eles possam ter condições de intervir no processo pedagógico com olhares desconstruídos sobre gênero e, com isso, contribuir para efetivas modificações sociais na escola e, sobretudo, na sociedade.

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