Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAL ALTERNATIVO COMO UMA TÉCNICA DE IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDOS-BASE POR MEIO DE PIGMENTOS DE FOLHAS DE REPOLHO ROXO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Funções inorgânicas é tido como um dos conteúdos que chamam mais a atenção dos alunos nas aulas de Química do ensino médio. Ao se tratar de duas das principais funções inorgânicas, ácido e bases, torna-se necessário a realização de aulas práticas em sala de aula ou em laboratório para que o aluno venha ter um conhecimento mais detalhado do que é uma função ácida e uma função básica. Porém, o conteúdo ácido e base é um conteúdo que tanto pode-se fazer aplicabilidades com certa facilidade como também interdisciplinaridade em aulas teóricas e práticas. Assim, o curso superior de Licenciatura em Química do IFPB Campus Sousa, oferta várias disciplinas experimentais, dentre elas, à disciplina de química experimental por meio do uso de materiais alternativos. Logo, através da presente disciplina, foi realizado várias práticas experimentais utilizando material de baixo custo e fácil manuseio, dentre elas, a identificação de soluções ácido e base através do indicador extrato de repolho roxo, sendo o principal objetivo da prática. No entanto, na prática que foi realizada em laboratório convencional, foi possível observar e analisar soluções ácido e base através da pigmentação extraída de folhas de repolho roxo. Pelos resultados da coloração de cada uma das soluções ácidas e básicas, pode-se concluir que é possível utilizar esse tipo de metodologia e material para realizar determinados experimentos com a utilização de materiais de baixo custo, uma vez que, nem sempre, grande parte das escolas públicas dispõe de laboratório de química e/ou reagentes e vidrarias adequadas para aulas práticas, sendo assim, o uso de materiais alternativos um ótimo método de ensino e aprendizagem nas aulas de Química do ensino básico.

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