Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97001
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3122
    "inscrito_id" => 13675
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "O desenvolvimento tecnológico na sociedade tem influenciado a vida das pessoas de maneira progressiva, transformando, por exemplo, o ambiente educacional, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes. Objetivou-se, através de uma revisão integrativa da literatura, investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas no ensino dos conteúdos de botânica na educação básica e no ensino superior. As publicações selecionadas foram obtidas na base de dados online Google Acadêmico num recorte temporal de 20 anos (2002-2022), utilizando-se os seguintes descritores: tecnologias, ensino de botânica, botânica, TICs, entre outros. Como critérios de inclusão, considerou-se apenas trabalhos publicados em revistas científicas, monografias, dissertações e teses, escritos em língua portuguesa. Quanto aos de exclusão, desconsiderou-se trabalhos publicados em eventos, congressos e simpósios. No decorrer da análise, observou-se que a utilização das TICs está se tornando cada vez mais comum no ensino/aprendizagem de botânica, especialmente nos últimos cinco anos. A forma inesperada como a pandemia de COVID-19 afetou o ensino presencial trouxe a urgência de utilização e planejamento das TICs no ambiente virtual de aprendizagem. Google Meet, Zoom, Whatsapp e Youtube tornaram-se constantes em sala de aula durante o período pandêmico. Essas plataformas se consolidaram como apoio para professores e alunos, mesmo no cenário atual. Os vários incrementos trazidos pelas tecnologias e os meios multi midiáticos vêm a dinamizar as abordagens dos conteúdos de botânica em sala de aula, promovendo, inclusive, maior engajamento e interesse por parte dos discentes. A utilização de aplicativos voltados para a área de botânica, como o ClikBotãnica e o Botânica na Palma da Mão, possibilitaram melhoras significativas na compreensão do conteúdo. O uso dessas tecnologias veio para fazer parte do ambiente de sala de aula, fazendo-se necessário extrair o que elas têm de melhor para auxiliar o desenvolvimento dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13675_TB3122_08112023095744.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAILSON VERENILSON RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "Tailson Ramos"
    "autor_email" => "taylson.ramos22@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97001
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3122
    "inscrito_id" => 13675
    "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA"
    "resumo" => "O desenvolvimento tecnológico na sociedade tem influenciado a vida das pessoas de maneira progressiva, transformando, por exemplo, o ambiente educacional, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes. Objetivou-se, através de uma revisão integrativa da literatura, investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas no ensino dos conteúdos de botânica na educação básica e no ensino superior. As publicações selecionadas foram obtidas na base de dados online Google Acadêmico num recorte temporal de 20 anos (2002-2022), utilizando-se os seguintes descritores: tecnologias, ensino de botânica, botânica, TICs, entre outros. Como critérios de inclusão, considerou-se apenas trabalhos publicados em revistas científicas, monografias, dissertações e teses, escritos em língua portuguesa. Quanto aos de exclusão, desconsiderou-se trabalhos publicados em eventos, congressos e simpósios. No decorrer da análise, observou-se que a utilização das TICs está se tornando cada vez mais comum no ensino/aprendizagem de botânica, especialmente nos últimos cinco anos. A forma inesperada como a pandemia de COVID-19 afetou o ensino presencial trouxe a urgência de utilização e planejamento das TICs no ambiente virtual de aprendizagem. Google Meet, Zoom, Whatsapp e Youtube tornaram-se constantes em sala de aula durante o período pandêmico. Essas plataformas se consolidaram como apoio para professores e alunos, mesmo no cenário atual. Os vários incrementos trazidos pelas tecnologias e os meios multi midiáticos vêm a dinamizar as abordagens dos conteúdos de botânica em sala de aula, promovendo, inclusive, maior engajamento e interesse por parte dos discentes. A utilização de aplicativos voltados para a área de botânica, como o ClikBotãnica e o Botânica na Palma da Mão, possibilitaram melhoras significativas na compreensão do conteúdo. O uso dessas tecnologias veio para fazer parte do ambiente de sala de aula, fazendo-se necessário extrair o que elas têm de melhor para auxiliar o desenvolvimento dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13675_TB3122_08112023095744.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAILSON VERENILSON RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "Tailson Ramos"
    "autor_email" => "taylson.ramos22@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O desenvolvimento tecnológico na sociedade tem influenciado a vida das pessoas de maneira progressiva, transformando, por exemplo, o ambiente educacional, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes. Objetivou-se, através de uma revisão integrativa da literatura, investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas no ensino dos conteúdos de botânica na educação básica e no ensino superior. As publicações selecionadas foram obtidas na base de dados online Google Acadêmico num recorte temporal de 20 anos (2002-2022), utilizando-se os seguintes descritores: tecnologias, ensino de botânica, botânica, TICs, entre outros. Como critérios de inclusão, considerou-se apenas trabalhos publicados em revistas científicas, monografias, dissertações e teses, escritos em língua portuguesa. Quanto aos de exclusão, desconsiderou-se trabalhos publicados em eventos, congressos e simpósios. No decorrer da análise, observou-se que a utilização das TICs está se tornando cada vez mais comum no ensino/aprendizagem de botânica, especialmente nos últimos cinco anos. A forma inesperada como a pandemia de COVID-19 afetou o ensino presencial trouxe a urgência de utilização e planejamento das TICs no ambiente virtual de aprendizagem. Google Meet, Zoom, Whatsapp e Youtube tornaram-se constantes em sala de aula durante o período pandêmico. Essas plataformas se consolidaram como apoio para professores e alunos, mesmo no cenário atual. Os vários incrementos trazidos pelas tecnologias e os meios multi midiáticos vêm a dinamizar as abordagens dos conteúdos de botânica em sala de aula, promovendo, inclusive, maior engajamento e interesse por parte dos discentes. A utilização de aplicativos voltados para a área de botânica, como o ClikBotãnica e o Botânica na Palma da Mão, possibilitaram melhoras significativas na compreensão do conteúdo. O uso dessas tecnologias veio para fazer parte do ambiente de sala de aula, fazendo-se necessário extrair o que elas têm de melhor para auxiliar o desenvolvimento dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.