O desenvolvimento tecnológico na sociedade tem influenciado a vida das pessoas de maneira progressiva, transformando, por exemplo, o ambiente educacional, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes. Objetivou-se, através de uma revisão integrativa da literatura, investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas no ensino dos conteúdos de botânica na educação básica e no ensino superior. As publicações selecionadas foram obtidas na base de dados online Google Acadêmico num recorte temporal de 20 anos (2002-2022), utilizando-se os seguintes descritores: tecnologias, ensino de botânica, botânica, TICs, entre outros. Como critérios de inclusão, considerou-se apenas trabalhos publicados em revistas científicas, monografias, dissertações e teses, escritos em língua portuguesa. Quanto aos de exclusão, desconsiderou-se trabalhos publicados em eventos, congressos e simpósios. No decorrer da análise, observou-se que a utilização das TICs está se tornando cada vez mais comum no ensino/aprendizagem de botânica, especialmente nos últimos cinco anos. A forma inesperada como a pandemia de COVID-19 afetou o ensino presencial trouxe a urgência de utilização e planejamento das TICs no ambiente virtual de aprendizagem. Google Meet, Zoom, Whatsapp e Youtube tornaram-se constantes em sala de aula durante o período pandêmico. Essas plataformas se consolidaram como apoio para professores e alunos, mesmo no cenário atual. Os vários incrementos trazidos pelas tecnologias e os meios multi midiáticos vêm a dinamizar as abordagens dos conteúdos de botânica em sala de aula, promovendo, inclusive, maior engajamento e interesse por parte dos discentes. A utilização de aplicativos voltados para a área de botânica, como o ClikBotãnica e o Botânica na Palma da Mão, possibilitaram melhoras significativas na compreensão do conteúdo. O uso dessas tecnologias veio para fazer parte do ambiente de sala de aula, fazendo-se necessário extrair o que elas têm de melhor para auxiliar o desenvolvimento dos discentes.