PRÁTICAS DECOLONIAIS NOS ANOS INICIAIS: MODOS DE SER, VIVER E SENTIR O BAIRRO DO BENGUI.
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Buscamos desenvolver a escrita das crianças por meio de atividades pautadas nas práticas decoloniais articulando as temáticas do bairro do Bengui como narrativas potencializadoras dos processos de alfabetização e letramento. As atividades de produção textual foram desenvolvidas articulando também às práticas de contação de histórias valorizando a oralidade. Neste contexto, entende-se que é possível ressignificar novos cenários e experiências de ensino e de aprendizagem. O estudo teve como embasamento os estudiosos, como Ferreiro (1985), Teberosky (2021), Kleiman (1995), Freire (1990), Soares (2004), Bakhtin (2000) e outros. O estudo resulta de uma abordagem metodológica pautada na pesquisa-ação, que contemple diferentes etapas: 1. planejamento das atividades; 2. diagnoses; 3. aplicação das atividades; 4 rodas de conversa; 5 leituras; 6. produção escrita; 7 socializações de leituras. 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