O uso de filmes como ferramentas de ensino tem sido amplamente adotado em sala de aula há algum tempo. Neste artigo, explora-se as possibilidades de ampliar o ensino de biologia para as turmas do ensino médio utilizando o filme “O Rei Leão”, aliado a recursos tecnológicos e multimídia, como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Diversos assuntos relacionados à biologia podem ser abordados em ambiente escolar com o auxílio desse filme. Questões como cadeia alimentar, equilíbrio e desequilíbrio ecológico, ecossistemas, o ciclo da vida dos animais, genética e temas relacionados à biogeografia, como divisão territorial, relevo e clima, podem ser explorados por meio dessa obra cinematográfica. Para elaboração do artigo, optou-se por apresentar o filme “O Rei Leão” e, em seguida foi desenvolvido um questionário contendo quatorze (14) perguntas de cunho objetivo e subjetivo. Após a aplicação do questionário e a análise dos resultados, espera-se obter uma visão mais clara sobre como o filme “O Rei Leão” pode ser utilizado como uma ferramenta eficaz no ensino de ciências e biologia, permitindo aprimorar a prática educacional e incentivar o envolvimento dos estudantes nesses conteúdos específicos. A ludicidade do filme, aliada a um bom planejamento, traz a quebra na rotina escolar proporcionando uma forma divertida de aprendizado dos conteúdos de ciências biológicas.