O presente trabalho tem por objetivo analisar e discutir possíveis conexões envolvendo o ciberespaço e o ensino de história para educação básica. Nesse sentido, após a realização de pesquisa em diversos portais, como o Google acadêmico, o portal de periódicos da CAPES e a Scientific Eletronic Library Online (SciELO) - que por meio da filtração de resultados utilizando operadores booleanos encontraram-se autores como André Lemos, Anderson Benedict, Circe Maria Fernandes Bittencourt, Pierre Lévy - é possível afirmar que a história enquanto disciplina escolar não só pode utilizar o ciberespaço para fins didáticos, como deve - utilizando sites interativos, jogos eletrônicos, pesquisas onlines, entre outras atividades. Além disso, conclui-se que a utilização dos recursos anteriormente citados no ciberespaço acabam por resultar em desafios para os professores da rede básica em razão de diversos fatores como, por exemplo, a estrutura escolar específica necessária para utilização dos novos recursos didáticos, a qual nem sempre é funcional em todos os lugares, mas também novas possibilidades para a história ensinada nas instituições escolares de nível fundamental II e/ou no ensino médio, em razão de ao serem usufruídos acabam por gerar em uma educação que foge do bancarismo ao utilizar as denominadas metodologias ativas - agora aliadas ao ciberespaço e suas conexões no século XXI.