O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores do ensino fundamental II da rede pública de ensino do município de Santana do Araguaia, PA. Os objetivos específicos foram: descrever o cenário que envolve o uso de TDIC pelos professores; identificar possíveis dificuldades e oportunidades de uso pelos professores; identificar os recursos digitais mais utilizados; e identificar as possibilidades de intervenções pedagógicas que podem ser realizadas para favorecer a utilização das TDIC no ambiente escolar. O problema relaciona-se à utilização de recursos tecnológicos e ferramentas digitais com fins educacionais pelos professores. Mais especificamente, investigar as estratégias para o uso das TDIC pelos professores considerando as estruturas presentes nas escolas do município. Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, sendo utilizado um questionário impresso com 21 questões fechadas. Apresentados aos professores juntamente com o Termo Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no período de março e abril de 2023, tendo sido respondidos por 12 docentes. Em relação à idade dos entrevistados, seis participantes da pesquisa possuíam entre 40 e 49 anos, três tinham entre 20 e 29 anos, dois tinham entre 30 e 39 anos e um participante da pesquisa possuía entre 50 e 59 anos, demostrando uma diversidade etária entre os docentes. Ao serem questionados sobre a participação em cursos de capacitação para o uso das TDIC depois da graduação, sete docentes responderam sim e cinco afirmaram não ter participado de formações sobre o tema, entretanto, dez docentes responderam, sim, ao serem questionados sobre já terem utilizados TDIC no processo de ensino, enquanto dois afirmaram não terem recorrido a TDIC. Observa-se que ao se tratar do desenvolvimento de materiais multimídias para as aulas, os docentes relataram que desenvolveram pouco (4), raramente (5), nunca (1) e muito (2).