Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA, PARÁ.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96488
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2427
    "inscrito_id" => 8365
    "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA, PARÁ."
    "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores do ensino fundamental II da rede pública de ensino do município de Santana do Araguaia, PA. Os objetivos específicos foram: descrever o cenário que envolve o uso de TDIC pelos professores; identificar possíveis dificuldades e oportunidades de uso pelos professores; identificar os recursos digitais mais utilizados; e identificar as possibilidades de intervenções pedagógicas que podem ser realizadas para favorecer a utilização das TDIC no ambiente escolar. O problema relaciona-se à utilização de recursos tecnológicos e ferramentas digitais com fins educacionais pelos professores. Mais especificamente, investigar as estratégias para o uso das TDIC pelos professores considerando as estruturas presentes nas escolas do município. Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, sendo utilizado um questionário impresso com 21 questões fechadas. Apresentados aos professores juntamente com o Termo Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no período de março e abril de 2023, tendo sido respondidos por 12 docentes. Em relação à idade dos entrevistados, seis participantes da pesquisa possuíam entre 40 e 49 anos, três tinham entre 20 e 29 anos, dois tinham entre 30 e 39 anos e um participante da pesquisa possuía entre 50 e 59 anos, demostrando uma diversidade etária entre os docentes. Ao serem questionados sobre a participação em cursos de capacitação para o uso das TDIC depois da graduação, sete docentes responderam sim e cinco afirmaram não ter participado de formações sobre o tema, entretanto, dez docentes responderam, sim, ao serem questionados sobre já terem utilizados TDIC no processo de ensino, enquanto dois afirmaram não terem recorrido a TDIC. Observa-se que ao se tratar do desenvolvimento de materiais multimídias para as aulas, os docentes relataram que desenvolveram pouco (4), raramente (5), nunca (1) e muito (2)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8365_TB2427_07052023185442.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DION LENO BENCHIMOL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Silva"
    "autor_email" => "d.benchimol01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96488
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2427
    "inscrito_id" => 8365
    "titulo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA, PARÁ."
    "resumo" => "O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores do ensino fundamental II da rede pública de ensino do município de Santana do Araguaia, PA. Os objetivos específicos foram: descrever o cenário que envolve o uso de TDIC pelos professores; identificar possíveis dificuldades e oportunidades de uso pelos professores; identificar os recursos digitais mais utilizados; e identificar as possibilidades de intervenções pedagógicas que podem ser realizadas para favorecer a utilização das TDIC no ambiente escolar. O problema relaciona-se à utilização de recursos tecnológicos e ferramentas digitais com fins educacionais pelos professores. Mais especificamente, investigar as estratégias para o uso das TDIC pelos professores considerando as estruturas presentes nas escolas do município. Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, sendo utilizado um questionário impresso com 21 questões fechadas. Apresentados aos professores juntamente com o Termo Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no período de março e abril de 2023, tendo sido respondidos por 12 docentes. Em relação à idade dos entrevistados, seis participantes da pesquisa possuíam entre 40 e 49 anos, três tinham entre 20 e 29 anos, dois tinham entre 30 e 39 anos e um participante da pesquisa possuía entre 50 e 59 anos, demostrando uma diversidade etária entre os docentes. Ao serem questionados sobre a participação em cursos de capacitação para o uso das TDIC depois da graduação, sete docentes responderam sim e cinco afirmaram não ter participado de formações sobre o tema, entretanto, dez docentes responderam, sim, ao serem questionados sobre já terem utilizados TDIC no processo de ensino, enquanto dois afirmaram não terem recorrido a TDIC. Observa-se que ao se tratar do desenvolvimento de materiais multimídias para as aulas, os docentes relataram que desenvolveram pouco (4), raramente (5), nunca (1) e muito (2)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8365_TB2427_07052023185442.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DION LENO BENCHIMOL DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Silva"
    "autor_email" => "d.benchimol01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelos professores do ensino fundamental II da rede pública de ensino do município de Santana do Araguaia, PA. Os objetivos específicos foram: descrever o cenário que envolve o uso de TDIC pelos professores; identificar possíveis dificuldades e oportunidades de uso pelos professores; identificar os recursos digitais mais utilizados; e identificar as possibilidades de intervenções pedagógicas que podem ser realizadas para favorecer a utilização das TDIC no ambiente escolar. O problema relaciona-se à utilização de recursos tecnológicos e ferramentas digitais com fins educacionais pelos professores. Mais especificamente, investigar as estratégias para o uso das TDIC pelos professores considerando as estruturas presentes nas escolas do município. Tratou-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, sendo utilizado um questionário impresso com 21 questões fechadas. Apresentados aos professores juntamente com o Termo Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no período de março e abril de 2023, tendo sido respondidos por 12 docentes. Em relação à idade dos entrevistados, seis participantes da pesquisa possuíam entre 40 e 49 anos, três tinham entre 20 e 29 anos, dois tinham entre 30 e 39 anos e um participante da pesquisa possuía entre 50 e 59 anos, demostrando uma diversidade etária entre os docentes. Ao serem questionados sobre a participação em cursos de capacitação para o uso das TDIC depois da graduação, sete docentes responderam sim e cinco afirmaram não ter participado de formações sobre o tema, entretanto, dez docentes responderam, sim, ao serem questionados sobre já terem utilizados TDIC no processo de ensino, enquanto dois afirmaram não terem recorrido a TDIC. Observa-se que ao se tratar do desenvolvimento de materiais multimídias para as aulas, os docentes relataram que desenvolveram pouco (4), raramente (5), nunca (1) e muito (2).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.