FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99670 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6607 "inscrito_id" => 14069 "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A utilização de ferramentas digitais em sala de aula possibilita o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, podendo assim contribuir para o ensino de qualidade e desenvolver o protagonismo do aluno. Nesse sentido, é importante implementar tais instrumentos no ambiente escolar. O presente estudo buscou investigar a contribuição de três ferramentas digitais para o ensino de Educação Ambiental, na disciplina de Ciências em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Privada na cidade de Alto do Rodrigues/Rio Grande do Norte. As ferramentas escolhidas foram Instagram, Wordwall e Stopots. Os dados da pesquisa foram coletados através de um formulário eletrônico, utilizando o Google Forms, respondido pelos alunos, antes de utilizar as ferramentas e após a utilização de cada ferramenta digital. Foi constatada uma maior porcentagem de acertos das questões respondidas pelos alunos após a utilização das ferramentas digitais, pois a média de acertos era de 1,52 antes de sua aplicação, passou a ser de 4,65 após a utilização da ferramenta digital, sendo a maior média de toda a pesquisa, ressaltando-se a importância da inserção dessa inovação no plano de aula do professor, além de atrair os estudantes a participarem cada vez mais das aulas, uma vez que a utilização de ferramentas digitais garante uma interação dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14069_TB6607_06122023164711.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FONTES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL FONTES" "autor_email" => "gabrielplayfontes@hotmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99670 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6607 "inscrito_id" => 14069 "titulo" => "FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A utilização de ferramentas digitais em sala de aula possibilita o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, podendo assim contribuir para o ensino de qualidade e desenvolver o protagonismo do aluno. Nesse sentido, é importante implementar tais instrumentos no ambiente escolar. O presente estudo buscou investigar a contribuição de três ferramentas digitais para o ensino de Educação Ambiental, na disciplina de Ciências em turmas do 6° ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Privada na cidade de Alto do Rodrigues/Rio Grande do Norte. As ferramentas escolhidas foram Instagram, Wordwall e Stopots. Os dados da pesquisa foram coletados através de um formulário eletrônico, utilizando o Google Forms, respondido pelos alunos, antes de utilizar as ferramentas e após a utilização de cada ferramenta digital. Foi constatada uma maior porcentagem de acertos das questões respondidas pelos alunos após a utilização das ferramentas digitais, pois a média de acertos era de 1,52 antes de sua aplicação, passou a ser de 4,65 após a utilização da ferramenta digital, sendo a maior média de toda a pesquisa, ressaltando-se a importância da inserção dessa inovação no plano de aula do professor, além de atrair os estudantes a participarem cada vez mais das aulas, uma vez que a utilização de ferramentas digitais garante uma interação dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14069_TB6607_06122023164711.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL FONTES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL FONTES" "autor_email" => "gabrielplayfontes@hotmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }