RESUMOO presente trabalho objetiva fazer uma análise da intervenção feita nas aulas de Geografia do 2° e 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada na cidade de Campina Grande-PB, escola esta participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. A metodologia constou-se de uma pesquisa participativa de abordagem bibliográficas e de campo utilizando-se da corrente metodológica fenomenológica, através de intervenções didáticas nas aulas de Geografia. A partir das observações didáticas efetuadas pelos bolsistas em aula, foi possível perceber que os alunos não tinham um conhecimento aprofundado sobre a verdadeira importância que tem a Região Nordeste para o restante do país, pois em suas discursões e produções textuais relatam apenas informações adquiridas através dos meios midiáticos e do livro didático adotado pela escola. Na proposta curricular da disciplina de Geografia no Ensino Médio propõe-se trabalhar a Geografia do Brasil, porem ao levar esse conteúdo para sala de aula foi notório perceber o quanto os alunos trazem uma visão deturpada da Região Nordeste, visão esta ocasionada pelo pelas informações passadas nos meios midiáticos sensacionalistas. Portanto percebeu-se que os discentes não conheciam o quanto a sua Região tem para oferecer de bom. Essa pesquisa mostrará o quanto a Geografia contribui de forma positiva para a formação do discente do Ensino Médio como cidadão crítico que sabe se posicionar diante da sociedade conhecendo a Região em que está inserido em todos os seus aspectos de forma aprofundada.