Este artigo busca retratar as discussões e reflexões realizadas na Universidade Regional do Cariri, no seio de um grupo de estudo que discute a formação de professores. As grandes questões que pretendemos responder são: Que formação estão recebendo os alunos da Pedagogia? Eles estão sendo preparados para serem pedagogos, para serem professores, ou, a preparação não atende a nenhuma das duas alternativas? As nossas discussões estão pautadas na produção intelectual de António Nóvoa que vem discutindo a importância de se rever a formação dos professores como fator para a elevação do nível da educação. Com o objetivo de fazer uma maior aproximação entre a teoria e a prática que recebemos na universidade, utilizamos uma metodologia descritiva/comparativa de cunho qualitativo e um método de base dialética para discutirmos a formação proposta por Nóvoa e a prática vivenciada em sala de aula. Assim, foi proposto que fizéssemos uma observação no chão do exercício da profissão, para ver como e até onde as nossas discussões estão em relação com a realidade. A observação foi realizada em uma escola da cidade de Juazeiro do Norte numa sala de 3° ano. A observação recaiu sobre o fazer pedagógico de uma professora de 3º ano que nos autorizou tal procedimento. Houve também questionamentos pertinentes à formação da professora que lecionava em sala, dando ênfase ao ponto principal que é a formação que está recebendo na Universidade, visto que ainda é estudante de Pedagogia e a relação que pode estabelecer com suas práticas pedagógicas, que é o nosso objeto de estudo. A experiência foi trazida ao grupo de estudo, para as reflexões à luz do referencial teórico, buscando a aproximação de uma práxis que gostaríamos de ver desenvolvida ao longo do curso que realizamos. Os resultados que cada um dos participantes do grupo conseguiu, evidenciam, em primeira análise ainda não totalmente conclusiva, que a nossa formação está deixando a desejar.