Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE FÍSICA EXPERIMENTAL EM UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A disciplina de Física no Ensino Médio se encontra em transição entre o tradicional e as novas metodologias de ensino que caminham para um ensino mais contextualizado e dinâmico, em acordo com as demandas da sociedade. Esse projeto foi realizado em uma escola de Ensino Médio Integral que passa por um momento de reestruturação do currículo, tornando-se um espaço propício para realização de projetos inovadores que atendam as necessidades dos estudantes e tornem a escola um local agradável de aprendizagem. Ainda no planejamento no início do ano, são definidos as ações que farão parte do Projeto Político Pedagógico da Escola, a partir de uma avaliação das necessidades da comunidade escolar. Em seguida são planejados os projetos das disciplinas e/ou áreas do conhecimento. Sendo o tema geral pautado na relação entre escola e comunidade, o projeto de Física foi estruturado sobre os pilares de uma metodologia que aliasse as questões práticas e teóricas e que possibilitasse um retorno à comunidade escolas. Por isso a escolha de uma metodologia centrada na Física experimental, sob uma orientação construtivista. O objetivo era promover ações efetivas na busca de um ensino humanizado e que estimulasse o interesse dos estudantes e para isso seria necessário utilizar metodologias diversas que utilizem instrumentos e práticas outras que não apenas o pincel e o quadro. Assim, essa prática está centrada no aprofundamento do estudo teórico a partir de discussões no âmbito da natureza da ciência e do trabalho do cientista, no protagonismos dos estudantes na construção do conhecimento durante as atividades experimentais e na compreensão dos resultados e da evolução dos conceitos trabalhados por eles, diferenciando o discurso do senso comum e sua formalização enquanto conhecimento científico. Por fim, buscou-se uma melhoria do rendimento dos alunos através de um espaço que propiciava uma avaliação das diversas habilidades e potencialidades dos alunos e uma forma de diminuir a evasão escolar.

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