Não é difícil percebermos mudanças no mundo, principalmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos. Atualmente o interesse dos jovens pelos recursos tecnológicos é frequente, onde os mesmos utilizam para comunicar-se e divertir-se. Percebemos que o uso de tecnologias é imprescindível para a formação de um cidadão globalizado principalmente por exigências do mercado de trabalho, no entanto, ainda existe uma recusa por parte de muitos professores na inclusão das tecnologias no ensino. Já que os jovens gostam e utilizam com tanta frequência essas tecnologias por qual razão não incluí-las no contexto escolar? Essas limitações perante o uso de tecnologias em suas práticas pedagógicas nos refletem uma relação conflituosa. Neste trabalho apresentamos um panorama de uma experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura plena em matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus VI, utilizando a ferramenta Aritmética do software PhET Interactive Simulations. Na formação de um profissional, em particular os licenciandos como futuros professores, é normal falar sobre uma formação para atuar com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tendo em vista uma formação para execução de práticas pedagógicas com qualidade. Existem diversos tipos de softwares educativos disponível gratuitamente, onde professores podem exploram conteúdos das disciplinas em um ambiente virtual, possibilitando aulas mais eficazes. Os resultados obtidos foram acerca de reflexões sobre o uso de um ambiente virtual no ensino de padrões e sequências. O trabalho realizado com alunos do 1ª ano do ensino médio no Clube de Matemática a partir do PIBID, nos faz refletir sobre o ensino de sequências e padrões através da utilização da ferramenta Aritmética do software PhET. O conceito de sequências é muito importante e serve de base para assuntos posteriores como o caso da Progressão Aritmética (PA).