Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DAS CRÔNICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: PROMOVENDO A APRECIAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo apresentar a aplicação de uma sequência de atividades com foco no letramento literário para alunos do 7º ano em uma escola municipal de São Paulo. Inspirado nas abordagens de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e embasado nas teorias de Cosson (2020, 2021) e Jolibert (1994), o estudo teve como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita literária, por meio da apreciação e da compreensão de crônicas. Para instigar os estudantes a escreverem, foi promovido um concurso de crônicas, com júri composto por alunos, professores e gestores. A sequência foi aplicada em um bimestre. Inicialmente, os alunos foram apresentados ao conceito de crônica, sua estrutura e características distintivas. Em seguida, foram conduzidas atividades de leitura de crônicas selecionadas, com enfoque na compreensão do texto, identificação de recursos literários e análise da temática abordada. Além disso, os estudantes foram incentivados a produzir suas próprias crônicas, aplicando as técnicas aprendidas durante as atividades de leitura. Eles foram encorajados a explorar temas do cotidiano e a expressar suas visões e experiências. O processo de escrita foi orientado por meio de devolutivas individualizadas e coletivas. Os resultados obtidos revelaram um progresso significativo no letramento literário dos alunos. Eles demonstraram maior fluência e compreensão na leitura de crônicas, bem como melhorias na escrita. A análise dos textos produzidos no concurso contribuiu para identificar nas produções dos estudantes as influências das obras trabalhadas em aula. Todos os textos participantes foram minuciados em subcategorias como tom (cômico, lírico, crítico), narrador, marcas do enunciador, cenário, tempos verbais. Foram atribuídas notas a cada um desses vetores, conforme a predominância de cada um nas produções dos alunos. O estabelecimento desses vetores permitiu, com o uso de ferramenta de análise de dados, rastrear quais textos-base influenciaram mais os estudantes ao produzirem suas crônicas.

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