O estudante de nível universitário no país, em sua maioria, despreza a leitura como fonte de entretenimento, informação e crescimento pessoal, limitando-se, na maior parte das ocasiões, a apenas ler aquilo que é obrigado por necessidade das disciplinas cursadas, como artigos, apostilas e livros obrigatórios para as disciplinas. Adota-se neste trabalho a hipótese que o incremento da leitura auxiliará na formação integral dos acadêmicos. Portanto, objetivo deste projeto é promover a reflexão e estimular a leitura de obras com conteúdos das área de Ciências Biológicas e Educação, através de um clube do livro (CL), voltado principalmente para o desenvolvimento da formação docente. A seleção dos livros foi realizada pela coordenação do CL, que é composta de estudantes e professora coordenadora do subprojeto do Programa de Residência Pedgógica (PRP), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias, do curso de Ciência Biológicas Licencitura. A articulação do CL ocorreu por meio virtual, utilizando as plataformas WhatsApp e Instagram para divulgação e envio de convites aos participante e, com utilização do Google Meet e YouTube foram realizadas as reuniões de encerramento das obras. Os livros escolhidos foram disponibilizados aos participantes em formato PDF, as obras foram divididas em capítulos e cada unidade trabalhada semanalmente. Os participantes do clube são estudantes e profissionais de diversas áreas do saber, todos participam de forma ativa das discussão no grupo do Whatsapp e, pelo menos 50% dos membros participam das lives de encerramento das obras de forma síncrona. Os títulos trabalhados abrangem temas mais específicos, com por exemplo “Evolução, O Sentido da Biologia”, de Charbel Niño El-Hani, como temas mais abrangentes e de interesse amplo, como “Histórias Íntimas, Sexualidade e Erotismo na História do Brasil”, de Mary del Priore.