Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLUBE DO LIVRO COMO INSTRUMENTO DE APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99343
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6179
    "inscrito_id" => 21568
    "titulo" => "CLUBE DO LIVRO COMO INSTRUMENTO DE APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estudante de nível universitário no país, em sua maioria, despreza a leitura como fonte de entretenimento, informação e crescimento pessoal, limitando-se, na maior parte das ocasiões, a apenas ler aquilo que é obrigado por necessidade das disciplinas cursadas, como artigos, apostilas e livros obrigatórios para as disciplinas. Adota-se neste trabalho a hipótese que o incremento da leitura auxiliará na formação integral dos acadêmicos. Portanto, objetivo deste projeto é promover a reflexão e estimular a leitura de obras com conteúdos das área de Ciências Biológicas e Educação, através de um clube do livro (CL), voltado principalmente para o desenvolvimento da formação docente. A seleção dos livros foi realizada pela coordenação do CL, que é composta de estudantes e professora coordenadora do subprojeto do Programa de Residência Pedgógica (PRP), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias, do curso de Ciência Biológicas Licencitura. A articulação do CL ocorreu por meio virtual, utilizando as plataformas WhatsApp e Instagram para divulgação e envio de convites aos participante e, com utilização do Google Meet e YouTube foram realizadas as reuniões de encerramento das obras. Os livros escolhidos foram disponibilizados aos participantes em formato PDF, as obras foram divididas em capítulos e cada unidade trabalhada semanalmente. Os participantes do clube são estudantes e profissionais de diversas áreas do saber, todos participam de forma ativa das discussão no grupo do Whatsapp e, pelo menos 50% dos membros participam das lives de encerramento das obras de forma síncrona. Os títulos trabalhados abrangem temas mais específicos, com por exemplo “Evolução, O Sentido da Biologia”, de Charbel Niño El-Hani, como temas mais abrangentes e de interesse amplo, como “Histórias Íntimas, Sexualidade e Erotismo na História do Brasil”, de Mary del Priore."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21568_TB6179_10122023230706.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA ANDRADE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maria Clara"
    "autor_email" => "andradicla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99343
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6179
    "inscrito_id" => 21568
    "titulo" => "CLUBE DO LIVRO COMO INSTRUMENTO DE APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estudante de nível universitário no país, em sua maioria, despreza a leitura como fonte de entretenimento, informação e crescimento pessoal, limitando-se, na maior parte das ocasiões, a apenas ler aquilo que é obrigado por necessidade das disciplinas cursadas, como artigos, apostilas e livros obrigatórios para as disciplinas. Adota-se neste trabalho a hipótese que o incremento da leitura auxiliará na formação integral dos acadêmicos. Portanto, objetivo deste projeto é promover a reflexão e estimular a leitura de obras com conteúdos das área de Ciências Biológicas e Educação, através de um clube do livro (CL), voltado principalmente para o desenvolvimento da formação docente. A seleção dos livros foi realizada pela coordenação do CL, que é composta de estudantes e professora coordenadora do subprojeto do Programa de Residência Pedgógica (PRP), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias, do curso de Ciência Biológicas Licencitura. A articulação do CL ocorreu por meio virtual, utilizando as plataformas WhatsApp e Instagram para divulgação e envio de convites aos participante e, com utilização do Google Meet e YouTube foram realizadas as reuniões de encerramento das obras. Os livros escolhidos foram disponibilizados aos participantes em formato PDF, as obras foram divididas em capítulos e cada unidade trabalhada semanalmente. Os participantes do clube são estudantes e profissionais de diversas áreas do saber, todos participam de forma ativa das discussão no grupo do Whatsapp e, pelo menos 50% dos membros participam das lives de encerramento das obras de forma síncrona. Os títulos trabalhados abrangem temas mais específicos, com por exemplo “Evolução, O Sentido da Biologia”, de Charbel Niño El-Hani, como temas mais abrangentes e de interesse amplo, como “Histórias Íntimas, Sexualidade e Erotismo na História do Brasil”, de Mary del Priore."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21568_TB6179_10122023230706.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA ANDRADE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Maria Clara"
    "autor_email" => "andradicla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudante de nível universitário no país, em sua maioria, despreza a leitura como fonte de entretenimento, informação e crescimento pessoal, limitando-se, na maior parte das ocasiões, a apenas ler aquilo que é obrigado por necessidade das disciplinas cursadas, como artigos, apostilas e livros obrigatórios para as disciplinas. Adota-se neste trabalho a hipótese que o incremento da leitura auxiliará na formação integral dos acadêmicos. Portanto, objetivo deste projeto é promover a reflexão e estimular a leitura de obras com conteúdos das área de Ciências Biológicas e Educação, através de um clube do livro (CL), voltado principalmente para o desenvolvimento da formação docente. A seleção dos livros foi realizada pela coordenação do CL, que é composta de estudantes e professora coordenadora do subprojeto do Programa de Residência Pedgógica (PRP), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias, do curso de Ciência Biológicas Licencitura. A articulação do CL ocorreu por meio virtual, utilizando as plataformas WhatsApp e Instagram para divulgação e envio de convites aos participante e, com utilização do Google Meet e YouTube foram realizadas as reuniões de encerramento das obras. Os livros escolhidos foram disponibilizados aos participantes em formato PDF, as obras foram divididas em capítulos e cada unidade trabalhada semanalmente. Os participantes do clube são estudantes e profissionais de diversas áreas do saber, todos participam de forma ativa das discussão no grupo do Whatsapp e, pelo menos 50% dos membros participam das lives de encerramento das obras de forma síncrona. Os títulos trabalhados abrangem temas mais específicos, com por exemplo “Evolução, O Sentido da Biologia”, de Charbel Niño El-Hani, como temas mais abrangentes e de interesse amplo, como “Histórias Íntimas, Sexualidade e Erotismo na História do Brasil”, de Mary del Priore.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.