A correção das produções de textos dos alunos é ainda um ato complexo para o professor de língua portuguesa no ensino fundamental II da Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente quando lhe faltam conhecimentos teóricos e metodológicos para exercê-la. Entra nesse combo também a tarefa de ensinar ao aluno a reescrever o texto todo corrigido pelo docente. Pensando nesse rol de desafios que se apresentam ao professor, esse trabalha traz uma proposta de intervenção que foi realizada em uma turma de EJA, etapa IV do Ensino Fundamental, com a produção de texto e correção do gênero discursivo autobiografia, por meio de uma sequência didática. Para o estudo sobre a correção e reescrita textual ancoramo-nos em Serafini (1992), Ruiz (2010), Antunes (2010); sobre o gênero discursivo numa perspectiva dialógica fundamentamo-nos em Bakhtin (1997); para discorrer sobre sequências didáticas utilizamos Dolz Noverraz e Schneuwly (2004). O objetivo reside na proposta de aclarar os propósitos do trabalho com o gênero na sala de aula, ampliando, dessa forma, o conhecimento sobre sua função social, seu contexto de produção, sua organização composicional e suas marcas linguísticas pelos processos de correção e reescrita. A análise realizada teve como base a própria produção textual dos alunos envolvidos na investigação. Nesse sentido, o corpus de análise foi constituído por quinze autobiografias produzidos pelos alunos, em duas versões: na sua primeira versão e na última, totalizando quinze textos. Na análise da produção inicial, detectamos problemas relacionados à estrutura do gênero em estudo, à informatividade e ao padrão culto da língua, os quais foram trabalhados, nos módulos/oficinas, etapa prevista na proposta de sequência didática.