Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM MOMENTO DE REGÊNCIA: TRABALHANDO NÚMEROS INTEIROS VIA EXTRATO BANCÁRIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97398
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3654
    "inscrito_id" => 8896
    "titulo" => "UM MOMENTO DE REGÊNCIA: TRABALHANDO NÚMEROS INTEIROS VIA EXTRATO BANCÁRIO"
    "resumo" => "O artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre números inteiros no Programa Residência Pedagógica UEPB Matemática Campus Campina Grande desenvolvida na Escola Municipal de Roberto Simonsen, localizada na cidade de Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para o desenvolvimento dos planos de aula a ser ministrado em sala de aula. A regência se deu com alunos do 7º ano entre os dias 27 de março e 14 de abril de 2023, totalizando em sete aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula quatro com relação ao uso de extrato bancário para abordar adição e subtração de números inteiros. Podemos afirmar que foi de grande êxito o momento de regência, por relacionar o cotidiano com a Matemática, ficando melhor compreendido pelos alunos, em especial a adição de números negativos. Alguns dos alunos tiraram nota máxima, 10, na avaliação bimestral, o que aponta que a metodologia aplicada foi importante para a aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8896_TB3654_02102023193013.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYNE COSME ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "JAYNE COSME"
    "autor_email" => "jayne.albuquerque23@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97398
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3654
    "inscrito_id" => 8896
    "titulo" => "UM MOMENTO DE REGÊNCIA: TRABALHANDO NÚMEROS INTEIROS VIA EXTRATO BANCÁRIO"
    "resumo" => "O artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre números inteiros no Programa Residência Pedagógica UEPB Matemática Campus Campina Grande desenvolvida na Escola Municipal de Roberto Simonsen, localizada na cidade de Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para o desenvolvimento dos planos de aula a ser ministrado em sala de aula. A regência se deu com alunos do 7º ano entre os dias 27 de março e 14 de abril de 2023, totalizando em sete aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula quatro com relação ao uso de extrato bancário para abordar adição e subtração de números inteiros. Podemos afirmar que foi de grande êxito o momento de regência, por relacionar o cotidiano com a Matemática, ficando melhor compreendido pelos alunos, em especial a adição de números negativos. Alguns dos alunos tiraram nota máxima, 10, na avaliação bimestral, o que aponta que a metodologia aplicada foi importante para a aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8896_TB3654_02102023193013.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAYNE COSME ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "JAYNE COSME"
    "autor_email" => "jayne.albuquerque23@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre números inteiros no Programa Residência Pedagógica UEPB Matemática Campus Campina Grande desenvolvida na Escola Municipal de Roberto Simonsen, localizada na cidade de Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) para o desenvolvimento dos planos de aula a ser ministrado em sala de aula. A regência se deu com alunos do 7º ano entre os dias 27 de março e 14 de abril de 2023, totalizando em sete aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula quatro com relação ao uso de extrato bancário para abordar adição e subtração de números inteiros. Podemos afirmar que foi de grande êxito o momento de regência, por relacionar o cotidiano com a Matemática, ficando melhor compreendido pelos alunos, em especial a adição de números negativos. Alguns dos alunos tiraram nota máxima, 10, na avaliação bimestral, o que aponta que a metodologia aplicada foi importante para a aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.