Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM INSTRUMENTO DE ESTÍMULO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As bases de uma educação integral defendem a formação acadêmica e social dos alunos. Para tal, um modelo educacional efetivo deve estimular a construção do pensamento crítico, científico e criativo dos alunos. Por promover a integração de atividades de pesquisa e extensão, a iniciação científica é apontada por diversos pesquisadores como um importante instrumento para construção de uma educação significativa e relevante que estimula a formação integral, ainda na educação básica. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo fundar o Programa de iniciação científica “Ciência na veia” (CNV), sobre a missão de “Estimular através do letramento científico o desenvolvimento de mentes criativas e transformadoras” nos anos finais do ensino fundamental. O CNV, foi implantado na EMEF. Iraci Rodrigues de Farias Melo em Mogeiro-PB. A estrutura do programa baseia-se em duas ações principais: A iniciativa de mentoria voluntária onde ex-alunos tem a oportunidade de retornar à escola como orientadores e a feira de ciências anual. Os discentes mentores recebem formações sobre liderança e metodologia de pesquisa e orientam equipes de alunos no desenvolvimento de seus projetos. O programa possui três principais áreas de pesquisa, Robótica, Cultura e Metaverso, estas, apresentam impactos e aplicações reais que contribuem diretamente para a melhoria do sistema municipal de educação, agricultura e saúde. Entre as pesquisas mais relevantes realizadas, estão aquelas em educação inclusiva, recomposição de aprendizagem, etnoecologia, caça, botânica, medicina tradicional de comunidades indígenas, agricultura familiar e sustentabilidade. O estímulo ao desenvolvimento cientifico gerou frutos reconhecidos, a escola, possui as maiores taxas de aprovação de alunos no IFPB dentre as instituições da região, sendo 35 alunos ingressos na instituição. Com a criação do programa a EMEF. Iraci Rodrigues tornou-se conectada ao seu entorno, e tem influenciado a comunidade local de forma efetiva, com um ensino contextualizado e significativo, que estimula o protagonismo.

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