CONTRIBUIÇÕES DO USO COTIDIANO DO COMPUTADOR PARA A PRÁTICA DOCENTE
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9735 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 989 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO USO COTIDIANO DO COMPUTADOR PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Nos últimos anos, a sociedade tem passado por grandes transformações decorrentes do avanço tecnológico. A cultura sofre cada vez mais influência dos novos aparelhos que as pessoas consomem: é o mercado das mídias digitais, tendo como principais dispositivos o computador e o smartphone. Nesse contexto, a Educação muda, pois mudam as formas de aquisição do conhecimento. O ensinar e o aprender ganham outros espaços e tempos além daqueles destinados ao ensino formal. Assim, o problema em questão é compreender como o professor pode utilizar melhor esses novos recursos tecnológicos na aprendizagem dos alunos, dentro e fora da escola. O objetivo desse estudo é verificar que a utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação pelo professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, nas tarefas do dia a dia, possibilita as condições necessárias para realizar sua prática pedagógica através dessas novas ferramentas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em uma Escola Estadual no Município de Campina Grande-PB que possui um laboratório de informática e 800 netbooks disponíveis para os alunos. Foi aplicado um questionário com os 17 dezessete professores, a fim de conhecer como eles tem se relacionado com o computador para realizar suas atividades dentro e fora da escola e as possibilidades do uso dessa ferramenta no ensino à distância, verificando de que forma estão integrados a essa tecnologia para compreender como podem fazer uso dela pedagogicamente. Desta forma, foram elaboradas nove perguntas sobre algumas tarefas do dia a dia do professor no cotidiano escolar. Também foi questionado como o professor utiliza esse recurso durante a sua rotina quando não está na atividade docente, qual a frequência dessa utilização, se o computador está presente na sua vida, quais são os principais motivos para sua utilização e se ele acredita em uma aprendizagem significativa através das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa pôde constatar que grande parte dos professores utiliza o computador na sala de aula, porém só menos da metade o fazem como uma prática cotidiana. Já fora da escola, é possível notar um aumento dessa utilização, ou seja, não é a falta de estrutura da escola ou a falta de conhecimento sobre a ferramenta que impede o professor de realizar atividades pedagógicas com o computador, mas “um certo desinteresse” em lançar mão desse recurso, visto que, fora da escola, essa prática é mais constante. Tanto dentro da escola quanto fora dela, o professor já pode ser considerado um usuário em potencial, mas resta realizar as mais variadas tarefas também com os seus alunos, visto que essa interatividade deverá melhorar a qualidade do seu trabalho e tornar o aprendiz capaz de construir seu próprio percurso de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_12_20_35_idinscrito_989_907263b78627649be751b0e9d58ec277.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALBERTO" "autor_email" => "albertolima.uepb@gmail.co" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9735 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 989 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO USO COTIDIANO DO COMPUTADOR PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Nos últimos anos, a sociedade tem passado por grandes transformações decorrentes do avanço tecnológico. A cultura sofre cada vez mais influência dos novos aparelhos que as pessoas consomem: é o mercado das mídias digitais, tendo como principais dispositivos o computador e o smartphone. Nesse contexto, a Educação muda, pois mudam as formas de aquisição do conhecimento. O ensinar e o aprender ganham outros espaços e tempos além daqueles destinados ao ensino formal. Assim, o problema em questão é compreender como o professor pode utilizar melhor esses novos recursos tecnológicos na aprendizagem dos alunos, dentro e fora da escola. O objetivo desse estudo é verificar que a utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação pelo professor da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, nas tarefas do dia a dia, possibilita as condições necessárias para realizar sua prática pedagógica através dessas novas ferramentas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em uma Escola Estadual no Município de Campina Grande-PB que possui um laboratório de informática e 800 netbooks disponíveis para os alunos. Foi aplicado um questionário com os 17 dezessete professores, a fim de conhecer como eles tem se relacionado com o computador para realizar suas atividades dentro e fora da escola e as possibilidades do uso dessa ferramenta no ensino à distância, verificando de que forma estão integrados a essa tecnologia para compreender como podem fazer uso dela pedagogicamente. Desta forma, foram elaboradas nove perguntas sobre algumas tarefas do dia a dia do professor no cotidiano escolar. Também foi questionado como o professor utiliza esse recurso durante a sua rotina quando não está na atividade docente, qual a frequência dessa utilização, se o computador está presente na sua vida, quais são os principais motivos para sua utilização e se ele acredita em uma aprendizagem significativa através das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. A pesquisa pôde constatar que grande parte dos professores utiliza o computador na sala de aula, porém só menos da metade o fazem como uma prática cotidiana. Já fora da escola, é possível notar um aumento dessa utilização, ou seja, não é a falta de estrutura da escola ou a falta de conhecimento sobre a ferramenta que impede o professor de realizar atividades pedagógicas com o computador, mas “um certo desinteresse” em lançar mão desse recurso, visto que, fora da escola, essa prática é mais constante. Tanto dentro da escola quanto fora dela, o professor já pode ser considerado um usuário em potencial, mas resta realizar as mais variadas tarefas também com os seus alunos, visto que essa interatividade deverá melhorar a qualidade do seu trabalho e tornar o aprendiz capaz de construir seu próprio percurso de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "NOVAS TECNOLOGIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_12_20_35_idinscrito_989_907263b78627649be751b0e9d58ec277.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERTO LIMA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALBERTO" "autor_email" => "albertolima.uepb@gmail.co" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }