A realidade do profissional da educação infantil é muito peculiar pois ainda existem muitos pré-conceitos sobre a formação dos educadores de bebês e crianças pequenas, por isso o presente relato tem como objetivo compreender as experiências em função de um estágio obrigatório feito em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) situado no município da cidade do Recife, onde foram desenvolvidas atividades para trabalhar com a educação socioemocional dentro e fora de sala de aula utilizando a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), respeitando a faixa etária, os limites e as possibilidades das crianças. Desse modo, iremos ressaltar a relevância de vivências pautadas através de rodas de conversas juntamente com atividades lúdicas, explorando os elementos que perpassam o campo socioemocional, desta forma as crianças em questão conseguiram ter mais percepção e compreensão tanto sobre suas emoções, quanto as dos outros sujeitos, conseguindo as interpretar e explicitar entendendo os meios de resolução de conflitos. Este estudo qualitativo constitui-se em um relato de experiência fundamentado em pesquisa-ação, com a utilização de observação participante e análise de revisão bibliográfica. Ademais, evidenciaremos a significância do estágio obrigatório para a formação de futuros pedagogos, já que é neste momento que o estudante tem seu primeiro contato com a sala de aula, podendo conhecer como ela funciona na realidade a partir de seu cotidiano, levando em consideração as especificidades presentes nesta etapa de ensino