Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CICLOS DE VIDA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98754 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5409 "inscrito_id" => 13514 "titulo" => "CICLOS DE VIDA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Partindo da taxinomia dos Ciclos de Vida dos Professores, proposta por Huberman (2000), o presente artigo objetiva compreender como docentes de disciplinas técnicas de cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) vivenciam a etapa do ciclo de vida profissional no qual se encontram. Para tal foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores/as que atuam nessa modalidade de ensino, ministrando disciplinas técnicas, em instituições públicas e privadas, situadas no estado de Minas Gerais, sendo, uma instituição pública da rede estadual; uma instituição pública da rede federal e uma instituição privada, todas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG. Questões relativas à formação acadêmica e percurso profissional dos entrevistados; sua atuação na EPTNM; identificação e realização com a carreira docente, entre outras, foram levantadas visando analisar e compreender como esses profissionais vivenciam a prática docente nessa modalidade de ensino e, se as vivenciam conforme proposto por Hubeman (2000). Os resultados evidenciam que a vivencia de alguns professores corroboram os estudos do autor, outros, no entanto, contradizem seus achados. Espera-se a análise crítica dos resultados possam auferir uma compreensão mais assertiva da carreira docente na Educação Profissional que difere da carreira docente da educação básica..Partindo da taxinomia dos Ciclos de Vida dos Professores, proposta por Huberman (2000), o presente artigo objetiva compreender como docentes de disciplinas técn" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13514_TB5409_20062023085204.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL QUIRINO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelquirino@cefetmg.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98754 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5409 "inscrito_id" => 13514 "titulo" => "CICLOS DE VIDA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Partindo da taxinomia dos Ciclos de Vida dos Professores, proposta por Huberman (2000), o presente artigo objetiva compreender como docentes de disciplinas técnicas de cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) vivenciam a etapa do ciclo de vida profissional no qual se encontram. Para tal foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores/as que atuam nessa modalidade de ensino, ministrando disciplinas técnicas, em instituições públicas e privadas, situadas no estado de Minas Gerais, sendo, uma instituição pública da rede estadual; uma instituição pública da rede federal e uma instituição privada, todas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG. Questões relativas à formação acadêmica e percurso profissional dos entrevistados; sua atuação na EPTNM; identificação e realização com a carreira docente, entre outras, foram levantadas visando analisar e compreender como esses profissionais vivenciam a prática docente nessa modalidade de ensino e, se as vivenciam conforme proposto por Hubeman (2000). Os resultados evidenciam que a vivencia de alguns professores corroboram os estudos do autor, outros, no entanto, contradizem seus achados. Espera-se a análise crítica dos resultados possam auferir uma compreensão mais assertiva da carreira docente na Educação Profissional que difere da carreira docente da educação básica..Partindo da taxinomia dos Ciclos de Vida dos Professores, proposta por Huberman (2000), o presente artigo objetiva compreender como docentes de disciplinas técn" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13514_TB5409_20062023085204.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL QUIRINO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelquirino@cefetmg.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Partindo da taxinomia dos Ciclos de Vida dos Professores, proposta por Huberman (2000), o presente artigo objetiva compreender como docentes de disciplinas técnicas de cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) vivenciam a etapa do ciclo de vida profissional no qual se encontram. Para tal foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores/as que atuam nessa modalidade de ensino, ministrando disciplinas técnicas, em instituições públicas e privadas, situadas no estado de Minas Gerais, sendo, uma instituição pública da rede estadual; uma instituição pública da rede federal e uma instituição privada, todas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG. Questões relativas à formação acadêmica e percurso profissional dos entrevistados; sua atuação na EPTNM; identificação e realização com a carreira docente, entre outras, foram levantadas visando analisar e compreender como esses profissionais vivenciam a prática docente nessa modalidade de ensino e, se as vivenciam conforme proposto por Hubeman (2000). Os resultados evidenciam que a vivencia de alguns professores corroboram os estudos do autor, outros, no entanto, contradizem seus achados. Espera-se a análise crítica dos resultados possam auferir uma compreensão mais assertiva da carreira docente na Educação Profissional que difere da carreira docente da educação básica..

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.