A EDUCAÇÃO DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98801 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5480 "inscrito_id" => 9389 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB" "resumo" => "O seguinte estudo parte do pressuposto da análise da escola enquanto meio ou instrumento de reprodução das desigualdades sociais, tendo por consideração as premissas teóricas e analíticas da reprodução pelo o sociólogo Francês Pierre Bourdieu, cujo expande essa compreensão acerca da função social que esses instituição incorpora na sociedade, não considerando uma dimensão estruturalista e tampouco uma concepção funcionalista da escola, mas como um espaço/campo de reprodução do capital cultural dos grupos dominantes de modo que esse processo se faz de forma natural, não percebida e tampouco objetivada, isto é, como herança que compõe determinados segmentos da instituição ou mesmo nem se quer chegar a se tornar presente no espaço social, com isso favorecendo um espaço de continua reprodução da violência simbólica. Assim, na busca dessa afirmação, o estudo se utiliza do estudo de caso na Escola cidadã integral Cícero dos Anjos no município paraibano de São Vicente do Seridó, tendo em vista, o público alvo em duas turmas, sendo um público terceiro ano do ensino médio e outro no EJA (turno noturno), logo sondando a partir de uma abordagem quali-quantitativa essa dimensão da reprodução do espaço cultural, entretanto, utilizando-se dos seguintes procedimentos: levamento teórico-conceitual acerca da temática, a delimitação do público alvo, a sondagem da dinâmica do espaço escolar, a aplicação de questionário semi-estruturado e por fim a sistematização dos resultados obtidos dentro das etapas da pesquisa e assim dando aberturas para se pensar e ampliar a reflexão e possibilidade de ressignificação do papel do ensino dentro de um sistema que continuamente naturalizada uma dimensão de violência simbólica posta nas relações sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9389_TB5480_20112023154518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAYO ROBSON DO NASCIMENTO MARQUES" "autor_nome_curto" => "CAYO" "autor_email" => "cayoateu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98801 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5480 "inscrito_id" => 9389 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DO SUCESSO E FRACASSO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR DE SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB" "resumo" => "O seguinte estudo parte do pressuposto da análise da escola enquanto meio ou instrumento de reprodução das desigualdades sociais, tendo por consideração as premissas teóricas e analíticas da reprodução pelo o sociólogo Francês Pierre Bourdieu, cujo expande essa compreensão acerca da função social que esses instituição incorpora na sociedade, não considerando uma dimensão estruturalista e tampouco uma concepção funcionalista da escola, mas como um espaço/campo de reprodução do capital cultural dos grupos dominantes de modo que esse processo se faz de forma natural, não percebida e tampouco objetivada, isto é, como herança que compõe determinados segmentos da instituição ou mesmo nem se quer chegar a se tornar presente no espaço social, com isso favorecendo um espaço de continua reprodução da violência simbólica. Assim, na busca dessa afirmação, o estudo se utiliza do estudo de caso na Escola cidadã integral Cícero dos Anjos no município paraibano de São Vicente do Seridó, tendo em vista, o público alvo em duas turmas, sendo um público terceiro ano do ensino médio e outro no EJA (turno noturno), logo sondando a partir de uma abordagem quali-quantitativa essa dimensão da reprodução do espaço cultural, entretanto, utilizando-se dos seguintes procedimentos: levamento teórico-conceitual acerca da temática, a delimitação do público alvo, a sondagem da dinâmica do espaço escolar, a aplicação de questionário semi-estruturado e por fim a sistematização dos resultados obtidos dentro das etapas da pesquisa e assim dando aberturas para se pensar e ampliar a reflexão e possibilidade de ressignificação do papel do ensino dentro de um sistema que continuamente naturalizada uma dimensão de violência simbólica posta nas relações sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9389_TB5480_20112023154518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAYO ROBSON DO NASCIMENTO MARQUES" "autor_nome_curto" => "CAYO" "autor_email" => "cayoateu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }