APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97702 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4064 "inscrito_id" => 13047 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A conjuntura da pesquisa parte de um pressuposto de como a estatística contribui para a formação continuada do estudante, com foco na importância da análise de dados na estatística para estudantes do ensino médio e a visão das pesquisas científicas quando inseridos no ensino superior. A fundamentação teórica parte da estatística descritiva, que é a parte da estatística responsável por descrever e analisar um conjunto de dados através de medidas de tendência central, associada à aprendizagem significativa, que é um conceito desenvolvido por David Ausubel, ele defende que a aprendizagem deve estar ligada a experiências prévias e significativas do aluno, para que possa ser assimilada de forma mais profunda e duradoura. A metodologia constitui-se na revisão bibliográfica procurando evidenciar e explorar de forma aprofundada os conceitos estatísticos de medidas de tendência central, média, moda e mediana, além dos agrupamentos de dados em gráficos para a análise, juntamente com as perspectivas aplicáveis do conteúdo em pesquisas científicas e o propósito de analisar como a estatística é uma ferramenta fundamental para análise e compreensão de dados nas tomadas de decisões, tanto em problemas do cotidiano, como em pesquisas estatísticas, buscando evidenciar o processo de ensino e aprendizagem em educação matemática, buscando assim à produção de conhecimento embasado no aprendizado significativo da matemática no contexto do ensino básico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13047_TB4064_22102023222228.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY DE ARRUDA MACIEL" "autor_nome_curto" => "Weslley Arruda" "autor_email" => "weslleyarruda223@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97702 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4064 "inscrito_id" => 13047 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A conjuntura da pesquisa parte de um pressuposto de como a estatística contribui para a formação continuada do estudante, com foco na importância da análise de dados na estatística para estudantes do ensino médio e a visão das pesquisas científicas quando inseridos no ensino superior. A fundamentação teórica parte da estatística descritiva, que é a parte da estatística responsável por descrever e analisar um conjunto de dados através de medidas de tendência central, associada à aprendizagem significativa, que é um conceito desenvolvido por David Ausubel, ele defende que a aprendizagem deve estar ligada a experiências prévias e significativas do aluno, para que possa ser assimilada de forma mais profunda e duradoura. A metodologia constitui-se na revisão bibliográfica procurando evidenciar e explorar de forma aprofundada os conceitos estatísticos de medidas de tendência central, média, moda e mediana, além dos agrupamentos de dados em gráficos para a análise, juntamente com as perspectivas aplicáveis do conteúdo em pesquisas científicas e o propósito de analisar como a estatística é uma ferramenta fundamental para análise e compreensão de dados nas tomadas de decisões, tanto em problemas do cotidiano, como em pesquisas estatísticas, buscando evidenciar o processo de ensino e aprendizagem em educação matemática, buscando assim à produção de conhecimento embasado no aprendizado significativo da matemática no contexto do ensino básico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13047_TB4064_22102023222228.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY DE ARRUDA MACIEL" "autor_nome_curto" => "Weslley Arruda" "autor_email" => "weslleyarruda223@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }