HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA INDÍGENA EM RORAIMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97209 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3391 "inscrito_id" => 12401 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA INDÍGENA EM RORAIMA" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo principal promover a leitura como ferramenta de ensino e aprendizagem através de Histórias em Quadrinhos (HQs) na turma do 7º ano da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão. Com a atual visibilidade das histórias em quadrinhos no meio midiático, esse trabalho mostra como esse tipo de leitura pode influenciar, auxiliar e contribuir no processo de ensino-aprendizagem para as crianças que vivem na comunidade indígena Raimundão I, município do Alto Alegre/Roraima. Tais experiências foram vivenciadas a partir de um projeto de práticas de construção das HQs de acordo com as lendas e história indígenas daquela localidade. Por meio das HQs foi possível perceber e experienciar sensações variadas das crianças ao adquirir conhecimento, mostrar seus talentos ao desenharem, refletir sobre inúmeros assuntos, ou simplesmente pelo prazer de ler. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, através das práticas de Estágio Curricular Supervisionado, fases 1: diagnóstico da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão e comunidade Indígena Raimundão I, para posteriormente construir a proposta de intervenção, visto que os alunos na série final do ensino fundamental I apresentam dificuldades de leitura. A seguir, a implementação da proposta pedagógica Construção das HQs. Como consideração final, observamos que as contribuições da pesquisa foram, principalmente, refletir por meio das práticas de leitura oportunizadas pelo professor aos alunos e colaborar com a formação leitora dos alunos indígenas da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12401_TB3391_22052023223732.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DA SILVA TRINDADE" "autor_nome_curto" => "Dani Trindade" "autor_email" => "danielle.trindade@ufrr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97209 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3391 "inscrito_id" => 12401 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA INDÍGENA EM RORAIMA" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo principal promover a leitura como ferramenta de ensino e aprendizagem através de Histórias em Quadrinhos (HQs) na turma do 7º ano da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão. Com a atual visibilidade das histórias em quadrinhos no meio midiático, esse trabalho mostra como esse tipo de leitura pode influenciar, auxiliar e contribuir no processo de ensino-aprendizagem para as crianças que vivem na comunidade indígena Raimundão I, município do Alto Alegre/Roraima. Tais experiências foram vivenciadas a partir de um projeto de práticas de construção das HQs de acordo com as lendas e história indígenas daquela localidade. Por meio das HQs foi possível perceber e experienciar sensações variadas das crianças ao adquirir conhecimento, mostrar seus talentos ao desenharem, refletir sobre inúmeros assuntos, ou simplesmente pelo prazer de ler. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, através das práticas de Estágio Curricular Supervisionado, fases 1: diagnóstico da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão e comunidade Indígena Raimundão I, para posteriormente construir a proposta de intervenção, visto que os alunos na série final do ensino fundamental I apresentam dificuldades de leitura. A seguir, a implementação da proposta pedagógica Construção das HQs. Como consideração final, observamos que as contribuições da pesquisa foram, principalmente, refletir por meio das práticas de leitura oportunizadas pelo professor aos alunos e colaborar com a formação leitora dos alunos indígenas da Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12401_TB3391_22052023223732.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DA SILVA TRINDADE" "autor_nome_curto" => "Dani Trindade" "autor_email" => "danielle.trindade@ufrr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }