SANTI, Wanderson. Formação docente na eja. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/97020>. Acesso em: 23/11/2024 01:57
Esse trabalho apresenta um esforço teórico de discussões no campo da formação de professores que atuam na EJA. Apresentamos o debate acerca desses sujeitos da educação de jovens adultos, identificando e problematizando as questões específicas sobre as suas práticas e os processos de escolarização do conhecimento no âmbito da modalidade. Para esse objetivo, iremos mobilizar, além de documentos oficiais que norteiam a modalidade, um aporte teórico assentado em Nicodemos (2013; 2014), Freire (1989; 2003; 2005) e Oliveira (1999). O trabalho surge a partir da motivação e da inquietação da minha prática docente, como professor de História, na rede pública de ensino na cidade de Nova Iguaçu. Os diversos problemas que enfrentamos devido ao sucateamento da escola pública colocam o docente no papel de protagonista das dificuldades, sejam elas de cunho pedagógico ou de diferentes situações. Essas questões do cotidiano escolar interferem no trabalho e no enfrentamento diário do professor. Reconhecemos, assim, que a práxis educativa nos processos de ensino e aprendizagem ganham um espaço notório de reflexões sobre as trajetórias docentes. O procedimento metodológico durante o percurso docente é também marcado por redefinições do fazer do ponto de vista teórico-político. Dessa forma, o lugar de fala do docente, as trajetórias e os percursos formativos definem e caracterizam o professor que nos tornamos, pois a experiência permite rever as dificuldades, dando-nos a sensibilidade pedagógica necessária diante dos múltiplos sujeitos da escola, bem como a criação de novas formas na produção do conhecimento coletivo.