Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REDE SOCIAL DO COLETIVO AUTISTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO FERRAMENTA PARA A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Coletivo Autista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAUFRJ) foi criado em julho de 2021 com o intuito de colaborar para a permanência de estudantes com autismo no ensino superior. A importância da ação do grupo confirma-se pela grande taxa de evasão desses discentes do ambiente acadêmico (INEP, 2022). A atuação do CAUFRJ é realizada, principalmente, pelas ações de informação produzidas através da rede social Instagram, na qual compartilham posts informativos a respeito do autismo. O objetivo desta pesquisa é discutir como a informação produzida pela rede social do CAUFRJ pode contribuir para a permanência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, em que foram analisadas, através da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2022), as publicações realizadas pelo grupo no Instagram, bem como as reações às postagens, expressas em comentários e/ou curtidas. Os resultados encontrados apontam para o fato de que a maioria dos posts criados pelo grupo abordam as diversas características do autismo, sendo seguidos de conteúdos relacionados aos mitos e verdades sobre o TEA e as comorbidades associadas ao transtorno. A preocupação do CAUFRJ na elaboração dessas temáticas em maior quantidade pode indicar que a desinformação sobre o que é o autismo é uma possível dificuldade encontrada no ambiente acadêmico, tendo em vista que a falta de informação pode gerar uma visão errônea e estereotipada das pessoas com TEA e, dessa forma, dificultar a permanência desses estudantes na universidade. Conclui-se que, entendendo a informação como um elemento de conscientização que é capaz de produzir espaços mais plurais, a rede social do CAUFRJ pode contribuir para a permanência de pessoas com TEA no ensino superior através da publicação de conteúdos informacionais que podem promover a conscientização a respeito do autismo na comunidade acadêmica.

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