Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97148
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3309
    "inscrito_id" => 8713
    "titulo" => "A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)"
    "resumo" => "O presente estudo aborda a construção do discurso científico por meio da argumentação em sala de aula, buscando entender como ela pode contribuir para aprendizagem do conhecimento científico no Ensino de Química, foram feitos estudos em duas turmas do 1° ano do ensino médio, na escola de referência ETE localizada no município Vitória de Santo Antão - PE. O foco principal da nossa pesquisa é a Sequência de Ensino Investigativa (SEI), que se propõe a criar um ambiente de sala de aula investigativo onde o docente possa encaminhar seus estudantes na construção do conhecimento científico de forma compreensível e em uma sequência de atividades que oportunizem aos estudantes autonomia para encontrar resolução de situações problema propostas pelo docente e conectados ao seu cotidiano, já que a ciência está presente em tudo ao nosso redor e ter propriedade de seus conceitos é essencial para conviver em sociedade a qual está em constante mudança. O material para análise foi coletado durante as aulas, por meio de áudios, gravações, atividades complementares e avaliativas, feita a transcrição dos materiais analisamos o uso da SEI, de que maneira ela poderia ser utilizada propondo uma sequência que se adequassem aos recursos do professor. Os resultados obtidos mostraram que a utilização de métodos didáticos em uma aula pode facilitar o ensino da química favorecendo a formação dos estudantes, promovendo uma aprendizagem constante e significativa pra além da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8713_TB3309_04102023222510.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRID THAYANE ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "INGRID"
    "autor_email" => "ingridthayanea@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97148
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3309
    "inscrito_id" => 8713
    "titulo" => "A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI)"
    "resumo" => "O presente estudo aborda a construção do discurso científico por meio da argumentação em sala de aula, buscando entender como ela pode contribuir para aprendizagem do conhecimento científico no Ensino de Química, foram feitos estudos em duas turmas do 1° ano do ensino médio, na escola de referência ETE localizada no município Vitória de Santo Antão - PE. O foco principal da nossa pesquisa é a Sequência de Ensino Investigativa (SEI), que se propõe a criar um ambiente de sala de aula investigativo onde o docente possa encaminhar seus estudantes na construção do conhecimento científico de forma compreensível e em uma sequência de atividades que oportunizem aos estudantes autonomia para encontrar resolução de situações problema propostas pelo docente e conectados ao seu cotidiano, já que a ciência está presente em tudo ao nosso redor e ter propriedade de seus conceitos é essencial para conviver em sociedade a qual está em constante mudança. O material para análise foi coletado durante as aulas, por meio de áudios, gravações, atividades complementares e avaliativas, feita a transcrição dos materiais analisamos o uso da SEI, de que maneira ela poderia ser utilizada propondo uma sequência que se adequassem aos recursos do professor. Os resultados obtidos mostraram que a utilização de métodos didáticos em uma aula pode facilitar o ensino da química favorecendo a formação dos estudantes, promovendo uma aprendizagem constante e significativa pra além da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID8713_TB3309_04102023222510.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRID THAYANE ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "INGRID"
    "autor_email" => "ingridthayanea@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo aborda a construção do discurso científico por meio da argumentação em sala de aula, buscando entender como ela pode contribuir para aprendizagem do conhecimento científico no Ensino de Química, foram feitos estudos em duas turmas do 1° ano do ensino médio, na escola de referência ETE localizada no município Vitória de Santo Antão - PE. O foco principal da nossa pesquisa é a Sequência de Ensino Investigativa (SEI), que se propõe a criar um ambiente de sala de aula investigativo onde o docente possa encaminhar seus estudantes na construção do conhecimento científico de forma compreensível e em uma sequência de atividades que oportunizem aos estudantes autonomia para encontrar resolução de situações problema propostas pelo docente e conectados ao seu cotidiano, já que a ciência está presente em tudo ao nosso redor e ter propriedade de seus conceitos é essencial para conviver em sociedade a qual está em constante mudança. O material para análise foi coletado durante as aulas, por meio de áudios, gravações, atividades complementares e avaliativas, feita a transcrição dos materiais analisamos o uso da SEI, de que maneira ela poderia ser utilizada propondo uma sequência que se adequassem aos recursos do professor. Os resultados obtidos mostraram que a utilização de métodos didáticos em uma aula pode facilitar o ensino da química favorecendo a formação dos estudantes, promovendo uma aprendizagem constante e significativa pra além da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.