VIANA, Ricardo Joaquim Santana et al.. Bingo da multiplicação. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98990>. Acesso em: 22/11/2024 21:08
Observa-se que a matemática é um desafio para muitos estudantes, seja pela complexidade dos assuntos ou pela falta de prática e compreensão dos conteúdos. Os professores de matemática enfrentam desafios específicos no ensino dessa disciplina, tanto em termos didáticos quanto comportamentais. Um dos maiores desafios é a grande variação do nível de conhecimento matemático dos alunos, o que exige uma adaptação constante das estratégias de ensino utilizadas. O Bingo da multiplicação é um jogo didático que tem como objetivo trabalhar as operações de multiplicação de forma lúdica e divertida, estimulando o raciocínio matemático e a memorização das tabuadas. O jogo consiste em cartelas contendo diversas operações de multiplicação e um conjunto de colunas numeradas, o jogo deverá introduzir todos os alunos de uma forma geral, fazendo com que cada um tente executar as operações. Diante disso, cada jogador receberá uma cartela e à medida que as bolas são sorteadas pelo professor ou por um aluno voluntário, os jogadores marcaram as operações correspondentes em suas cartelas. O primeiro jogador a completar todas as operações de sua cartela deve gritar "Bingo!" para indicar que venceu o jogo. Além de estimular a prática das operações de multiplicação, o Bingo da multiplicação também pode trabalhar habilidades como concentração, raciocínio rápido e estratégia, pois os jogadores precisam prestar atenção às operações sorteadas e decidir quais marcar em suas cartelas, o Bingo da multiplicação é uma estratégia válida para auxiliar professores de matemática a estimular o interesse dos alunos pela disciplina, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação dos estudantes. Assim muitos alunos que não veem a multiplicação em seu cotidiano passaram a revisar de uma maneira, mas dinâmica e distinta.